JOGOS ELETRÔNICOS E A BUSCA DA EXCITAÇÃO

Autores

  • Leoncio José de Almeida Reis Universidade Federal do Paraná
  • Renato Fernando Cavichiolli Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.2225

Palavras-chave:

Jogos de vídeo. Atividades de lazer. Emoções. Indústria eletrônica.

Resumo

No ramo do entretenimento, a indústria dos jogos
eletrônicos foi a que mais cresceu na última década, tendo
atraído atenção de pesquisadores de diversas áreas, dentre
elas a Educação Física. Por que os jogos eletrônicos têm
despertado tamanho interesse como opção de lazer para
crianças, jovens e adultos? Neste estudo pretendemos discutir
sobre uma possível forma de interpretar, a partir da teoria
de Norbert Elias e Eric Dunning, os jogos eletrônicos como
opção de lazer, utilizando como ferramenta auxiliar questionários
respondidos por indivíduos que jogam videogames. A
intenção é tecer algumas reflexões que colaborem para o
entendimento desta prática lúdica.

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Biografia do Autor

Leoncio José de Almeida Reis, Universidade Federal do Paraná

Mestrando em História e Sociologia do Esporte

Renato Fernando Cavichiolli, Universidade Federal do Paraná

Doutorado em Educação Prof. Titular do Departamento de Educação Física Universidade Federal do Paraná - UFPR

Publicado

2008-11-14

Como Citar

REIS, L. J. de A.; CAVICHIOLLI, R. F. JOGOS ELETRÔNICOS E A BUSCA DA EXCITAÇÃO. Movimento, [S. l.], v. 14, n. 3, p. 163–183, 2008. DOI: 10.22456/1982-8918.2225. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/2225. Acesso em: 28 nov. 2022.

Edição

Seção

Ensaios