CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DA PROFESSORA DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM UMA INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Renata Marques Rodrigues UFES
  • Zenólia Campos Figueiredo UFES

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.20377

Palavras-chave:

Identidade Docente. Educação Física. Educação Infantil

Resumo

Trata de um artigo que busca compreender como a professora de Educação Física constrói suas identidades, considerando as experiências relacionais vivenciadas por ela com a organização da instituição em que trabalha, com os sujeitos adultos e com as crianças, no contexto da educação infantil. Construímos uma análise da narrativa de uma professora de educação física atuante na educação infantil, buscando trabalhar com alguns conceitos do campo da socialização profissional. Discutimos as identidades docentes como uma das identidades possíveis constitutivas do sujeito no campo profissional, o que evidencia as múltiplas pertenças desse sujeito a campos familiares, políticos, sociais, profissionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata Marques Rodrigues, UFES

Professora de Educação Física. Metranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Física do CEFD/UFES. Bolsista FAPES/FUNCITEC.

Zenólia Campos Figueiredo, UFES

Professora Adjunto do CEFD/UFES. Coordenadora do Práxis - Centro de Pesquisa de Formação Inicial e Continuada em Educação Física.

Downloads

Publicado

2011-10-25

Como Citar

RODRIGUES, R. M.; FIGUEIREDO, Z. C. CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DA PROFESSORA DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM UMA INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO INFANTIL. Movimento, [S. l.], v. 17, n. 4, p. 65–81, 2011. DOI: 10.22456/1982-8918.20377. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/20377. Acesso em: 28 nov. 2022.

Edição

Seção

Artigos Originais