AS CONTRADIÇÕES DO PROCESSO DE ELABORAÇÃO DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DOS CURSOS DE FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA E OS MOVIMENTOS DE RESISTÊNCIA À SUBMISSÃO AO MERCADO

Autores

  • Lovane Maria Lemos Universidade Federal de Pelotas
  • Luiz Fernando Camargo Veronez Universidade Federal de Pelotas
  • Márcia Morschbacher Universidade Federal de Pelotas
  • Vilmar José Both Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.19749

Palavras-chave:

Diretrizes Curriculares Nacionais. Formação de professores de Educação Física. Mercado de trabalho.

Resumo

Este trabalho objetiva contribuir para a atualização do debate que ocorre no espaço acadêmico sobre a formação do professor de educação física. Trata-se de uma pesquisa que se apóia na análise crítica do discurso presente na documentação oficial. Procurou-se estabelecer as relações existentes entre o processo de formação do trabalhador em educação física, as políticas de formação e a totalidade social onde estas se inserem a partir de 1997, quando oficialmente iniciam os movimentos de diversos agentes sociais para elaborar novas diretrizes curriculares que viriam a substituir a Resolução n. 03/87 no ano de 2004.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lovane Maria Lemos, Universidade Federal de Pelotas

Licenciada e Bacharel em Educação Física pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). Mestranda em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas.

Luiz Fernando Camargo Veronez, Universidade Federal de Pelotas

Doutor em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Docente da Escola Superior de Educação Física da Universidade Federal de Pelotas (ESEF-UFPel).

Márcia Morschbacher, Universidade Federal de Pelotas

Especialista em Educação Física Escolar pela Universidade Federal de Santa Maria e mestranda em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas.

Vilmar José Both, Universidade Federal de Pelotas

Mestre em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Professor da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis-SC.

Downloads

Publicado

2012-06-05

Como Citar

LEMOS, L. M.; VERONEZ, L. F. C.; MORSCHBACHER, M.; BOTH, V. J. AS CONTRADIÇÕES DO PROCESSO DE ELABORAÇÃO DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DOS CURSOS DE FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA E OS MOVIMENTOS DE RESISTÊNCIA À SUBMISSÃO AO MERCADO. Movimento, [S. l.], v. 18, n. 3, p. 27–49, 2012. DOI: 10.22456/1982-8918.19749. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/19749. Acesso em: 28 nov. 2022.

Edição

Seção

Artigos Originais