AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA ESEF: O DESAFIO DE UMA CONSTRUÇÃO COLETIVA

Autores

  • Cíntia Bueno Marques UFRGS
  • Miriam Stock Palma UFRGS
  • Cintia Cibele Ramos Fonseca UFRGS
  • Mário Roberto Generosi Brauner UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.18868

Palavras-chave:

Avaliação institucional. Educação superior. Universidades. Grupos focais.

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar algumas reflexões sobre a caminhada que o Núcleo de Avaliação da Escola de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (NAU/ESEF/UFRGS) vem trilhando na área da avaliação institucional. Após uma breve contextualização histórica da avaliação do Ensino Superior nas Universidades brasileiras e, mais especificamente, na UFRGS, discorremos a respeito da metodologia empregada pelo NAU da ESEF no processo avaliativo desenvolvido dentro da Unidade. A partir desta experiência de construção coletiva, trazemos alguns questionamentos acerca do tema, na tentativa de contribuir para discussões que possam vir a ocorrer em diversos âmbitos.

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Biografia do Autor

Cíntia Bueno Marques, UFRGS

Mestre em Educação. Doutoranda da Linha de Pesquisa de Estudos Culturais do PPGEDU/UFRGS. Pesquisadora do Núcleo de Estudos sobre Currículo, Cultura e Sociedade da UFRGS. Pedagoga, Técnica em Assuntos Educacionais e Membro do Núcleo de Avaliação Institucional da ESEF/UFRGS. Porto Alegre, RS, Brasil

Miriam Stock Palma, UFRGS

Professora Adjunta da Escola de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Doutora em Estudos da Criança - Instituto de Estudos da Criança da Universidade do Minho (Portugal) - 2008
Mestre em Ciências do Movimento Humano - Escola de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Brasil) - 1995
Licenciada em Educação Física - Escola de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Brasil) - 1983

Cintia Cibele Ramos Fonseca, UFRGS

Bacharel em biblioteconomia. Biblioteca da Escola de educação Física da UFRGS. Membro do Núcleo de Avaliação Institucional da ESEF/UFRGS

Mário Roberto Generosi Brauner, UFRGS

Doutor em Filosofia e Ciencias da Educação - Professor de Basquete Fundamentos, Tecnicas de Ensino e Tecnicas Avançadas - Coordenador das equipes de Basquete Universitário e Comunitário da UFRGS

Publicado

2011-03-09

Como Citar

MARQUES, C. B.; PALMA, M. S.; FONSECA, C. C. R.; BRAUNER, M. R. G. AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA ESEF: O DESAFIO DE UMA CONSTRUÇÃO COLETIVA. Movimento, [S. l.], v. 16, n. 5, p. 97–111, 2011. DOI: 10.22456/1982-8918.18868. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/18868. Acesso em: 5 fev. 2023.

Edição

Seção

Artigos Originais