POSSÍVEIS RELAÇÕES ENTRE CORPO, SAÚDE E O ENVELHECIMENTO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

  • Alan Camargo Silva Núcleo de Estudos Sociocorporais e Pedagógicos em Educação Física e Esportes - Escola de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (NESPEFE/ EEFD-UFRJ)
  • Sílvia Maria Agatti Lüdorf Núcleo de Estudos Sociocorporais e Pedagógicos em Educação Física e Esportes - Escola de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (NESPEFE/ EEFD-UFRJ)

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.18807

Palavras-chave:

Corpo. Envelhecimento. Docentes. Educação Física.

Resumo

Nota-se na literatura a escassez de estudos voltados à compreensão sobre como o envelhecer pode afetar o professor de Educação Física. O objetivo da presente pesquisa foi investigar se (e quais são os significados atribuídos) a saúde emerge nas relações entre o envelhecimento do professor de Educação Física e seu próprio corpo. A funcionalidade do corpo, a estabilidade financeira, não ter doenças e se tornar senil, aspectos esses imbricados com a saúde, são as preocupações do professor ao envelhecer. Os cuidados que o professor adota para um envelhecer saudável são as práticas corporais e a adoção de uma alimentação equilibrada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alan Camargo Silva, Núcleo de Estudos Sociocorporais e Pedagógicos em Educação Física e Esportes - Escola de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (NESPEFE/ EEFD-UFRJ)

Mestre em Educação Física pela Escola de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EEFD/UFRJ). Membro do Núcleo de Estudos Sociocorporais e Pedagógicos em Educação Física e Esportes (NESPEFE/ EEFD-UFRJ).

Sílvia Maria Agatti Lüdorf, Núcleo de Estudos Sociocorporais e Pedagógicos em Educação Física e Esportes - Escola de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (NESPEFE/ EEFD-UFRJ)

Doutora em Educação pela UFRJ. Professora Adjunta da EEFD/UFRJ e Coordenadora do NESPEFE.

Downloads

Publicado

2012-05-16

Como Citar

SILVA, A. C.; LÜDORF, S. M. A. POSSÍVEIS RELAÇÕES ENTRE CORPO, SAÚDE E O ENVELHECIMENTO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA. Movimento, [S. l.], v. 18, n. 2, p. 187–204, 2012. DOI: 10.22456/1982-8918.18807. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/18807. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.