A COLABORAÇÃO NA PRODUÇÃO DE ARTIGOS DOS PROFESSORES DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DO MOVIMENTO HUMANO DA ESEF DA UFRGS ENTRE 2007 a 2009: ANÁLISE DE REDE SOCIAL
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-8918.18335Palavras-chave:
Indicador de colaboração. Pesquisadores. Educação Física. Análise de rede social (ARS)Resumo
O pesquisador solitário é uma figura distante da contemporaneidade. O trabalho colaborativo na comunidade científica se expandiu enormemente no século XX apoiado pela tecnologia da informação. Para tal quadro contribuíram a utilização dos recursos eletrônicos e o acirramento da competitividade no meio acadêmico e em outras organizações. A colaboração em rede fortalece laços entre pesquisadores e instituições, que, desta forma, gerem os recursos e as atividades interdisciplinares de pesquisas e contribuem para o sustento mútuo na construção do saber científico. Este artigo visa contribuir para a identificação das redes de colaboração dos professores do Programa de Pós-Graduação em Ciência do Movimento Humano (PPGCMH) da UFRGS, no período de 2007 a 2009, referente ao último triênio de avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Foram identificados 204 artigos e 280 autores nos artigos publicados. Os resultados apontam no sentido de uma rede colaborativa em construção, com poucas ligações entre os professores e mais entre os grupos de pesquisas. Este artigo pretende contribuir para estudos no campo da produção científica da educação física, e como um instrumento as atividades de investigação e de possibilidades de intercâmbio institucional.
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