PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES SOBRE COMPORTAMENTO NO ENSINO DO PROFESSOR E SATISFAÇÃO COM A EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA QUESTÃO DE GENÊRO?

Autores

  • Juan Luis Hernández-Álvarez Universidad Autónoma de Madrid
  • Clara López-Crespo Universidad Autónoma de Madrid
  • María Eugenia Martínez-Gorroño Universidad Autónoma de Madrid
  • Ángeles López-Rodríguez Universidad Autónoma de Madrid
  • María José Álvarez-Barrio Universidad Autónoma de Madrid

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.13220

Palavras-chave:

Identidad de género. Educación Física. Satisfacción personal. Enseñanza. Conducta.

Resumo

Este trabalho analisa a satisfação com a educação física (EF) e a percepção do comportamento no ensino do professor. Participaram 2536 estudantes (idade 13,77 ± 2,0). Foram aplicadas duas escalas: a) escala de satisfação com a educação física; y b) escala de comportamento no ensino dos professores. Os resultados demonstram uma alta satisfação com a EF, bem como a percepção de uma boa freqüência do comportamento no ensino do professor. Existem algumas diferenças significativas em função do gênero dos alunos e professores. Não há relação direta de simpatia de gênero encontrada em outros estudos: meninos e meninas percebem com mais freqüência um comportamento no ensino do professor de maneira desejável, quando ele é uma mulher.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juan Luis Hernández-Álvarez, Universidad Autónoma de Madrid

Doctor en Ciencias de la Educación y Licenciado en Educación Física
Universidad Autónoma de Madrid
Departamento de Educación Física, Deporte y Motricidad Humana
Calle Tomás y Valiente, 3
28049 – Madrid
juanluis.hernandez@uam.es
tlfno: 914972439

Clara López-Crespo, Universidad Autónoma de Madrid

Doctora en Ciencias de la Educación y Licenciada en Educación Física
Universidad Autónoma de Madrid
Departamento de Educación Física, Deporte y Motricidad Humana
clara.lopez@uam.es

María Eugenia Martínez-Gorroño, Universidad Autónoma de Madrid

Doctora en Historia y Maestra de Educación Primaria
Universidad Autónoma de Madrid
Departamento de Educación Física, Deporte y Motricidad Humana
eugenia.martinez@uam.es

Ángeles López-Rodríguez, Universidad Autónoma de Madrid

Licenciada en Educación Física.
Profesora de Educación Secundaria.
Universidad Autónoma de Madrid
Departamento de Educación Física, Deporte y Motricidad Humana
mangeles.lopez@uam.es

María José Álvarez-Barrio, Universidad Autónoma de Madrid

Licenciada en Educación Física y Maestra de Educación Primaria
Universidad Autónoma de Madrid
Departamento de Educación Física, Deporte y Motricidad Humana
mjose.alvarez@uam.es

Downloads

Publicado

2010-11-30

Como Citar

HERNÁNDEZ-ÁLVAREZ, J. L.; LÓPEZ-CRESPO, C.; MARTÍNEZ-GORROÑO, M. E.; LÓPEZ-RODRÍGUEZ, Ángeles; ÁLVAREZ-BARRIO, M. J. PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES SOBRE COMPORTAMENTO NO ENSINO DO PROFESSOR E SATISFAÇÃO COM A EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA QUESTÃO DE GENÊRO?. Movimento, [S. l.], v. 16, n. 4, p. 209–225, 2010. DOI: 10.22456/1982-8918.13220. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/13220. Acesso em: 24 set. 2022.

Edição

Seção

Artigos Originais