A MEMÓRIA DA COPA DE 70

Autores

  • Felipe Rodrigues da Costa UFES
  • Wagner dos Santos UFES

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.13179

Palavras-chave:

Futebol. Memória. Identidade. Copa do Mundo 1970.

Resumo

Trata-se da resenha do livro A memória da Copa de 70: esquecimentos e lembranças do futebol na construção da identidade nacional. Trabalhando conceitos de memória e identidade na construção do futebol nacional, o estudo teve como foco as narrativas produzidas pela imprensa nacional, jornais O Globo e Jornal do Brasil, durante as Copas de 1998 e 2002, relacionadas com a conquista da Copa do Mundo de 1970, além de entrevistas com Lamartine Pereira da Costa, Mario Jorge Lobo Zagallo, Gérson de Oliveira Nunes e Carlos Alberto Parreira, sujeitos que vivenciaram a conquista do tricampeonato.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Felipe Rodrigues da Costa, UFES

Professor da Faculdade de Educação Física da Universidade de Brasília (FEF/UnB). Doutor em Educação Física, membro pesquisador do Instituto de Pesquisa em Educação e Educação Física (PROTEORIA/UFES), onde atua desde 2005, do Laboratório de Pesquisa em Educação do Corpo (LABEC/UFRJ) e do Laboratório de Análise do Desempenho Esportivo (LADESP/UnB). Líder do Grupo de Pesquisa sobre Dupla Carreira Esportiva (FEF-UnB). Tem desenvolvido pesquisas sobre a dupla carreira de jovens atletas em idade escolar; sobre métodos de ensino de esporte, sobretudo o Teaching Games for Understanding; além de temas pertinentes à Educação Física Escolar.

Wagner dos Santos, UFES

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (2002), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (2010). Atualmente é professor do Curso de Educação Física; do Programa de Pós-Graduação em Educação Física (Mestrado e Doutorado) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado) da Universidade Federal do Espírito Santo. Líder do Instituto de Pesquisa em Educação e Educação Física (Proteoria). Foi Coordenador do PIBID/Educação Física da Ufes e Subcoordenador do Programa de Formação Continuada de Professores e Pedagogas do Ensino Médio da Rede Estadual do Espírito Santo. Tem experiência na área de Educação e Educação Física, com ênfase em Avaliação Educacional, Currículo e Estágio Supervisionado, Educação Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação, formação, e currículo. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2.

Downloads

Publicado

2011-04-01

Como Citar

COSTA, F. R. da; SANTOS, W. dos. A MEMÓRIA DA COPA DE 70. Movimento, [S. l.], v. 17, n. 1, p. 303–310, 2011. DOI: 10.22456/1982-8918.13179. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/13179. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Resenhas e Midias

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.