O porquê de investigar: estado atual e tendências futuras nas pesquisas em Educação Física.

Autores

  • David Kirk University of Bedfordshire

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.12745

Palavras-chave:

Publicações periódicas como assunto. Pesquisa. Literatura de Revisão como Assunto. Educação física.

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar as tendências atuais e futuras nas pesquisas em educação física na Europa. Meu ponto de partida é a afirmação da importância vital e da relevância da pesquisa em educação física e o porque a investigacao é importante para a área. Para atingir esse objetivo, comento as tendências atuais e futuras da investigação europeia publicadas em quatro periódicos científicos editados  em Inglês na última década (2000-2009) para fornecer um contexto analítico e uma perspectiva. Começo o artigo com um relatório sobre a percentagem de trabalhos  europeus, que foram publicados nessas revistas, o país de origem dos autores e dos assuntos dos artigos. Em seguida, identifico algumas tendências nestas publicações e analiso em particular, uma comparação entre as duas metades da década. Finalmente, estruturo em âmbito mais vasto o contexto da pesquisa em educação física e formulo cinco perguntas que nos levam a uma reflexão crítica sobre temas importantes para o futuro da pesquisa em nosso campo. Através de cada uma destas questões e problemas que surgem, procuro mostrar porque a pesquisa em educação física é importante, sendo por por isso, necessário envolver mais e mais pessoas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

David Kirk, University of Bedfordshire

Alexander Chair in Physical Education and Sport and Director, Institute for Sport and Physical Activity Research. Director of the Institute for Sport and Physical Activity Research. He has held academic appointments in Australia between 1984 and 1998 at Deakin University and the University of Queensland, and from 1999 to 2005 at Loughborough University. currently Visiting Professor at the University of Queensland and was Guest Professor in the Department of Sport and Movement Sciences at the University of Ghent in Belgium in 2008-9. Founding Editor of the Routledge journal Physical Education and Sport Pedagogy

Publicado

2010-04-27

Como Citar

KIRK, D. O porquê de investigar: estado atual e tendências futuras nas pesquisas em Educação Física. Movimento, [S. l.], v. 16, n. 2, p. 11–43, 2010. DOI: 10.22456/1982-8918.12745. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/12745. Acesso em: 30 jun. 2022.

Edição

Seção

Artigos de Revisão