É uma jornada sem fim
aprendendo a se tornar um facilitador nas práticas colaborativas na formação de professores de Educação Física
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-8918.127287Palavras-chave:
Facilitação, Aprendizagem situada, Identidade, Amigo críticoResumo
O objetivo deste estudo foi analisar a contribuição da reflexão colaborativa para os processos individuais e coletivos de aprender a se tornar um facilitador na formação de professores de Educação Física. O autoestudo colaborativo das práticas de formação de professores foi utilizado como metodologia. Os participantes foram três professoras universitárias do Brasil, Turquia e EUA. As reuniões do grupo, memórias dos indivíduos, notas de campo e diários reflexivos foram fontes de dados. Os dados foram analisados de forma colaborativa por meio de constante análise comparativa de conteúdo. Os resultados foram organizados em dois temas: (a) Desafios e oportunidades para se tornar facilitador; (b) Autoestudo: o surgimento de novos insights; os quais representaram seus caminhos para formação de facilitadores em programas de formação de professores. Esse processo de autoestudo desafiou a compreensão do processo de se tornar um facilitador e demonstrou que esse processo é uma jornada sem fim em que as carreiras dos professores são continuamente moldadas e redefinidas.
Downloads
Referências
ARMOUR, Kathleen M; YELLING, Martin. Effective professional development for physical education teachers: the role of informal, collaborative learning. Journal of Teaching in Physical Education, v. 26, n. 2, p. 177–202, 2007. DOI: https://doi.org/10.1123/jtpe.26.2.177
BENI, Stephanie. ‘It’s messy and it’s frustrating at times, but it’s worth it.’ facilitating the professional development of teachers implementing an innovation. Studying Teacher Education, v. 17, n. 3, p. 273-291, 2021. DOI: https://doi.org/10.1080/17425964.2021.1961127.
FLETCHER, Tim; NÍ CHRÓINÍN, Déirdre; O'SULLIVAN, Mary. A layered approach to critical friendship as a means to support pedagogical innovation in pre-service teacher education. Studying Teacher Education, v. 12, n. 3, p. 302-319, 2016. DOI: https://doi.org/10.1080/17425964.2016.1228049
GLASER, Barney; STRAUSS, Anselm. The discovery of grounded theory: strategies for qualitative research. Chicago, IL: Aldine, 1967.
GONÇALVES, Luiza Lana; PARKER, Melissa; LUGUETTI, Carla; CARBINATTO, Michele. The facilitator’s role in supporting physical education teachers’ empowerment in a professional learning community. Sport, Education and Society, v. 27, n. 3, p. 272-285, 2022. DOI: https://doi.org/10.1080/13573322.2020.1825371
GOODYEAR, Victoria; DUDLEY, Dean. “I’m a facilitator of learning!” Understanding what teachers and students do within student-centered physical education models. Quest, v. 67, n.3, p. 274-289, 2015. DOI: https://doi.org/10.1080/00336297.2015.1051236.
HUNUK, Deniz. A physical education teacher’s journey: from district coordinator to facilitator. Physical Education and Sport Pedagogy, v. 22, n. 3, p. 301–315, 2017. DOI: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/17408989.2016.1192594.
LABOSKEY, Vicki Kubler. The methodology of self-study and its theoretical underpinnings. : LOUGHRAN, J.J. et al. (ed). International Handbook of Self-Study of Teaching and Teacher Education Practices. Dordrecht: Springer, 2004. p.817–869.
LAVE, Jean; WENGER, Etienne. Situated learning: legitimate peripheral participation. Cambridge: Cambridge University, 1991.
MACPHAIL, Ann; PATTON, Kevin.; PARKER, Melissa; TANNEHILL, Deborah. Leading by example: teacher educators’ professional learning through communities of practice. Quest, v. 66, n.1, p.39-56, 2014. DOI: https://doi.org/10.1080/00336297.2013.826139
MAKOPOULOU, Kyriaki. An investigation into the complex process of facilitating effective professional learning: CPD tutors’ practices under the microscope. Physical Education and Sport Pedagogy, v. 23, n. 3, p. 250-266, 2018. DOI: https://doi.org/10.1080/17408989.2017.1406463.
PARKER, Melissa; PATTON, Kevin; GONÇALVES, Luiza; LUGUETTI, Carla; LEE, Okseon. Learning communities and physical education professional development: A scoping review. European Physical Education Review, v. 28, n. 2, p. 500–518, 2022. DOI: https://doi.org/10.1177/1356336X211055.
PATTON, Kevin; PARKER, Melissa. Moving from ‘Things to do on Monday’ to student learning: Physical Education professional development facilitators’ views of success. Physical Education and Sport Pedagogy, v. 19, n.1, p. 60–75, 2014. DOI: https://doi.org/10.1080/17408989.2012.726980
PATTON, Kevin; PARKER, Melissa. Teacher education communities of practice: More than a culture of collaboration. Teaching and Teacher education. n. 67, p. 351-360, 2017. DOI: https://doi.org/10.1016/j.tate.2017.06.013
PATTON, Kevin; PARKER; Melissa; NEUTZLING, Misti, M. Tennis shoes required: the role of the facilitator in professional development. Research Quarterly for Exercise and Sport, v. 83, n.4, p. 522–532, 2012. DOI: https://doi.org/10.1080/02701367.2012.10599141
PATTON, Kevin; PARKER, Melissa; PRATT, Erica. Meaningful learning in professional development: teaching without telling. Journal of Teaching in Physical Education, n. 32, p. 441-459, 2013. DOI: https://doi.org/10.1123/jtpe.32.4.441
PATTON, Michael Quinn. Qualitative research and evaluation methods. 4th ed. Thousand Oaks, CA: Sage, 2015.
POEKERT, Philip. The pedagogy of facilitation: teacher inquiry as professional development in a Florida elementary school. Professional Development in Education, v. 37, n.1, p. 19–38, 2011. DOI: https://doi.org/10.1080/19415251003737309
WENGER, Etienne. Communities of practice: learning, meaning, and identity. Cambridge, UK: Cambridge University, 1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Movimento
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista Movimento adota a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) para os trabalhos aprovados e publicados. Isso significa que os/as autores/as:
- mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação; e
- têm o direito de compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial).
Mais informações em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0