Menos Educação Física, menos formação humana, menos educação integral

Autores

  • Vicente Molina Neto Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança, Porto Alegre, RS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.125819

Palavras-chave:

Educação Física, Educação Básica, Currículo Escolar, Política Pública.

Resumo

Neste ensaio refletimos sobre um dos efeitos do Novo Ensino Médio [(NEM) (Lei federal nº 13.415/2017)] no Rio Grande do Sul. Em outras palavras, tratamos, especificamente, da extinção progressiva da Educação Física Escolar e das Ciências Humanas em geral na “Matriz Curricular Gaúcha” do Estado do Rio Grande do Sul (RS) concretizado na portaria SEDUC 350/2021 emitida pela Gestão Estadual no exercício do mandato de 2019–2022. Para cumprir com o objetivo efetivamos uma análise dos documentos relativos ao que denominamos contrarreforma curricular. Sugerimos ao final a revisão da normativa estadual que reduz a carga horária da Educação Física na Educação Básica, tarefa que coincide com posições afirmadas por entidades científicas nacionais.

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Biografia do Autor

Vicente Molina Neto, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança, Porto Alegre, RS

Licenciado em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1975), Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1991) e Doutor em Filosofia e Ciências da Educação - Universidad de Barcelona (1996). Realizou Pós-Doutorado (2003-2004 e Estágio Sênior (2013) na Universidade de Barcelona . É professor titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Coordena o Grupo de Pesquisa F3P-EFICE e participa do Grupo ESBRINA e do Centro de Estudios sobre los Cambios en la Cultura y en la Educación, ambos da Universidade de Barcelona. Tem experiência na área da Formação de Professores de Educação Física, na Prática Pedagógica desse coletivo docente e no Esporte Escolar, ensinando e pesquisando, principalmente, sobre os seguintes temas: educação física, ensino fundamental, prática pedagógica, formação de professores de educação física. Atualmente é pesquisador do CNPq.

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Publicado

2023-02-04

Como Citar

MOLINA NETO, V. Menos Educação Física, menos formação humana, menos educação integral. Movimento, [S. l.], v. 29, p. e29001, 2023. DOI: 10.22456/1982-8918.125819. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/125819. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Ensaios

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