DO GIRO LINGUÍSTICO AO GIRO ONTOLÓGICO NA ATIVIDADE EPISTEMOLÓGICA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

  • Felipe Quintão Almeida UFES
  • Alexandre Fernandez Vaz Doutor em Ciências humanas e Sociais. Pesquisador CNPq. UFSC, Florianópolis, Santa Catarina,

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.12485

Palavras-chave:

Conhecimento. Linguagem. Marxismo. Educação Física.Ontologia.

Resumo

Apresenta a interpretação que parte da educação física brasileira realiza da virada e/ou do giro linguístico no âmbito de sua atividade epistemológica. Descreve a reação sugerida (inflexão ontológica) com o objetivo de se contrapor àquela presença. Conclui com algumas implicações da reação proposta para a atividade epistemológica em educação física.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Felipe Quintão Almeida, UFES

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (CED/UFSC). Doutorando em Educação pela mesma instituição (CED/UFSC). Tem experiência na área de Educação e Educação Física, com ênfase nas discussões concernentes às suas atividades epistemológicas. Compõe a equipe editorial da Revista Brasileira de Ciências do Esporte (RBCE) e a comissão científica do Grupo de Trabalho Temático Epistemologia, ambos do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE). Entre outros trabalhos, destaca-se a co-autoria do livro Emancipação e diferença na educação: uma leitura com Bauman (São Paulo: Autores Associados, 2006).

Alexandre Fernandez Vaz, Doutor em Ciências humanas e Sociais. Pesquisador CNPq. UFSC, Florianópolis, Santa Catarina,

Doutor pela Universidade de Hannover, professor dos Programas de Pós-graduação em Educação e Interdisciplinar em Ciências Humanas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Coord. do Núcleo de Estudos e Pesquisas Educação e Sociedade Contemporânea (CED/UFSC/UFPR/CNPq). Pesquisador CNPq.

Downloads

Publicado

2010-05-08

Como Citar

ALMEIDA, F. Q.; VAZ, A. F. DO GIRO LINGUÍSTICO AO GIRO ONTOLÓGICO NA ATIVIDADE EPISTEMOLÓGICA EM EDUCAÇÃO FÍSICA. Movimento, [S. l.], v. 16, n. 3, p. 11–28, 2010. DOI: 10.22456/1982-8918.12485. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/12485. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais