Multidimensionalidade dos conhecimentos

uma proposição para o ensino da Educação Física

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.122960

Palavras-chave:

Ensino Fundamental e Médio, Aprendizagem, Conhecimento, Ensino

Resumo

Objetiva-se, neste ensaio, explicitar conceitualmente uma proposição educativa para a Educação Física pautada pela multidimensionalidade dos conhecimentos e que possui como centralidade a produção de conhecimentos poderosos. Nessa direção, propomos duas “macrodimensões”, das quais originam-se cinco subdimensões. A macrodimensão das práticas corporais desdobra-se nas subdimensões das práticas corporais fundamentais e avançadas; a macrodimensão conceitual, em subdimensão conceitual fundamental, relacional e crítico-social. Mesmo reconhecendo que a proposta da multidimensionalidade dos conhecimentos pode não “resolver” todos os problemas da área, entendemos que levar a sério o referencial teórico que a embasa pode se constituir em uma boa alternativa para a organização do processo de ensino deste componente curricular, potencializando, efetivamente, a produção de conhecimentos acerca da cultura corporal de movimento.

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Biografia do Autor

Ivan Carlos Bagnara, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS

Doutor em Educação nas Ciências. Professor do Ensino Básico, Ténico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS - Campus Erechim. 

Juliano Daniel Boscatto, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina - IFSC.

Doutor em Desenvolvimento Humano e Tecnologias. Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina - IFSC - Campus São Miguel do Oeste. 

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Publicado

2022-11-08

Como Citar

BAGNARA, I. C.; BOSCATTO, J. D. Multidimensionalidade dos conhecimentos: uma proposição para o ensino da Educação Física. Movimento, [S. l.], v. 28, p. e28060, 2022. DOI: 10.22456/1982-8918.122960. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/122960. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Ensaios