Programas nacionais de atividades físicas em Universidades Federais brasileiras e relações com o lazer
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-8918.122918Palavras-chave:
Esportes. , Atividades Físicas de Lazer. , Políticas Públicas. , Universidades Federais.Resumo
O estudo objetivou identificar políticas públicas federais de atividade física no contexto das universidades federais e analisar a relação com o lazer. Pautado no estudo histórico documental e na base bioecológica, evidenciou-se que as atividades físicas estiveram presentes nas universidades federais brasileiras por meio das práticas obrigatórias de Educação Física no ensino superior e programas/projetos (ProExt e Programa Segundo Tempo Universitário), estando apenas os programas/projetos vinculados às atividades físicas de lazer. Todavia, estes se mostraram incipientes e de baixo alcance, pouco contribuindo com competências favoráveis à incorporação desse tipo específico de atividade no ensino superior, a justiça social e desenvolvimento humano, com exceção do Programa Segundo Tempo Universitário, que demonstrou elementos favoráveis ao desenvolvimento humano. Conclui-se pela urgência de mudanças macrossistêmicas, por meio de política redistributiva que permita atendimento de todas as instituições federais de ensino superior, contemplando maior quantidade de discentes.
Downloads
Referências
AGUIRRE-CARDONA, Leonardo; RUBIO-FLORIDO, Isabel; PUERTO-RODRÍGUEZ, Edwin. A. Leisure, work and simultaneous study in distance and virtual students. Retos, v. 42, p. 375-383, 2021. DOI: https://doi.org/10.47197/retos.v42i0.86425.
ARRETCHE, Marta. Tendências no estudo sobre avaliação de políticas públicas. Terceiro Milênio: Revista Crítica de Sociologia e Política, v. 1, n. 1, p. 126-133, 2013. Disponível em: https://www.revistaterceiromilenio.uenf.br/index.php/rtm/article/view/64. Acesso em: 30 ago. 2021.
ARZU, Daskapan; TUZUN, Emine; EKER, Levent. Perceived barriers to physical activity in university students. Journal of Sports Science and Medicine, v. 5, n. 4, p. 615-620, 2006. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3861763/. Acesso em: 12 ago. 2021.
BACELLAR, Carlos. Fontes documentais: uso e mau uso dos arquivos. In: PINSKY, Carla Bassanezi (org.). Fontes históricas. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2008. p. 23-79.
BLAKE, Holly; STANULEWICZ, Natalia; MCGILL, Francesca. Predictors of physical activity and barriers to exercise in nursing and medical students. Journal of Advanced Nursing, v. 73, n. 4, p. 917-929, 2017. DOI: https://doi.org/10.1111/jan.13181
BOSCHETTI, Ivanete. Avaliação de políticas, programas e projetos sociais. In: SERVIÇO Social: direitos sociais e competências profissionais. Brasília: CFESS/ABEPSS, 2009. p. 575-592.
BRASIL. Decreto nº 7.234, de 19 de julho de 2010. Dispõe sobre o Programa Nacional de Assistência Estudantil - PNAES. Diário Oficial da União, seção 1, p. 5, 2010.
BRASIL. Decreto nº 69.450, de 1º de Novembro de 1971. Regulamenta o artigo 22 da Lei nº 4.024, de 20 de dezembro de 1961, e alínea c do artigo 40 da Lei nº 5.540, de 28 de novembro de 1968 e dá outras providências. Diário Oficial da União, seção 1, p. 8826, 1971.
BRASIL. Decreto-lei nº 705, de 25 de julho de 1969. Altera a redação do art. 22 da Lei nº 4.024, de 20 de dezembro de 1961. Diário Oficial da União, Seção 1, p. 6401, 1969. https://www2.camara.leg.br/legin/fed/declei/1960-1969/decreto-lei-705-25-julho-1969-374152-publicacaooriginal-1-pe.html
BRASIL. Diagnóstico Nacional do Esporte. Brasília-DF: Ministério do Esporte, 2015.
BRASIL. Lei nº 4.024, de 20 de dezembro de 1961. Fixa as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União, seção 1, p. 11429, 1961.
BRASIL. Lei nº 5.540, de 28 de novembro de 1968. Fixa normas de organização e funcionamento do ensino superior e sua articulação com a escola média, e dá outras providências. Diário Oficial da União, seção 1, p. 10369, 1968.
BRASIL. Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990. Dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais. Diário Oficial da União, seção 1, p. 23935, 1990.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, seção 1, p. 27839, 1996.
BRASIL. Programa Segundo Tempo: orientações estruturantes. Brasília: Secretaria Especial do Esporte, 2020.
BRASIL. Programa Segundo Tempo Universitário. Diretriz 2016. Brasília: Ministério do Esporte, 2017.
BRONFENBRENNER, Urie. Bioecologia do desenvolvimento humano: tornando os seres humanos mais humanos. Porto Alegre: Artmed, 2011.
BRONFENBRENNER, Urie. Developmental ecology through space and time: a future perspective. In: MOEN, Phyllis; ELDER JR, Glenn; LUSCHER, Kurt (ed.) Examining lives in context: perspectives on ecology of human development. Washington, DC: American Psychological Association, 1995. p. 619-647.
BRONFENBRENNER, Urie. Ecology of the family as a context for human development: Research perspectives. Developmental Psychology, v. 22, n. 6, p. 723–742, 1986. DOI: https://doi.org/10.1037/0012-1649.22.6.723.
BRONFENBRENNER, Urie. Environments in developmental perspective: theoretical and operation al models. In: FRIEDMAN, Sarah L.; WACKS, Theodore D. (ed.). Conceptualization and assessment of environment across the life span. Washington DC: American Psychological Association, 1999. p. 3-30.
BRONFENBRENNER, Urie; CECI, Stephen. Nature-nurture reconceptualized in developmental perspective: a bioecological model. Psychological Review, v.101, n. 4, p. 568-586, 1994. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/7984707/. Acesso em: 13 jun. 2021.
BRONFENBRENNER, Urie; MORRIS, P. The ecology of development al process. In: DAMON, William; LERNER, Richard (ed.). Handbook of child psychology. Theoretical models of human development. 5th. ed. New York: Wiley, 1998. p. 993-1028.
CASTELLANI, Lino. Educação Física no Brasil: a história que não se conta. Campinas: Papirus, 1988.
CHALES-AOUN, Aileen; ESCOBAR, José. Actividad física y alimentación em estudiantes universitarios chilenos. Ciencia y Enfermeria, v. 25, n. 16, p. 1-10, 2019. DOI: http://dx.doi.org/10.4067/s0717-95532019000100212.
CHEN, Shang-Ti et al. The influence of leisure engagement on daily emotional well-being. Leisure Sciences, p. 1–18, 2020. DOI: https://doi.org/10.1080/01490400.2020.1757537
EIME, Rochelle; HARVEY, Jack; CHARITY, Melanie. Sport participation settings: where and ‘how’ do Australians play sport? BMC Public Health, v. 20, n. 1344, p. 1-9, 2020. Disponível em: https://bmcpublichealth.biomedcentral.com/articles/10.1186/s12889-020-09453-3. Acesso em: 19 set. 2021.
FERREIRA, Marcelo; NOLLETO, Marisa Canedo; SOUZA, Nilda Pessoa de; BRITO, Regina Hermano. Proposta para uma mudança na prática de educação física/esportes na UFG. Pensar a pratica, v. 1, p. 133-141, 1998. DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v1i0.18 .
FRASER, Nancy. A justiça social na globalização: redistribuição, reconhecimento e participação. Revista Crítica de Ciências Sociais, v. 63, p. 7-20, 2002. Disponível em: https://www.ces.uc.pt/publicacoes/rccs/artigos/63/RCCS63-Nancy%20Fraser-007-020.pdf. Acesso em: 12 out. 2021.
FREY, Klaus. Políticas públicas: um debate conceitual e reflexões referentes à prática da análise de políticas públicas no Brasil. Planejamento e políticas públicas, n. 21, p. 212-259, 2000. Disponível em: https://www.ipea.gov.br/ppp/index.php/PPP/article/view/89. Acesso em: 11 ago. 2021.
GODOY-CUMILLAF, Andrés et al. Estudio comparativo del comportamiento de movimiento de 24 horas, en estudiantes universitarios de pedagogía em educación física. Retos, v. 43, n. 1, p. 177-184, 2022. DOI: https://doi.org/10.47197/retos.v43i0.87285 .
GONZÁLEZ, Afonso; FROMENT, Facundo. Beneficios de la actividad física sobre la autoestima y la calidad de vida de personas mayores. Retos, v. 33, p. 3-9, 2018. DOI: https://doi.org/10.47197/retos.v0i33.50969.
HEIDEMANN, Francisco. Do sonho do progresso às políticas de desenvolvimento. In: HEIDEMANN, Francisco; SALM, José F. (org.). Políticas públicas e desenvolvimento: bases epistemológicas e modelos de análise. 2. ed. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2010. p. 23-40.
HULTEEN, Ryan et al. Global participation in sport and leisure-time physical activities: A sistematic review and meta-analysis. Preventive Medicine, v. 95, p. 14-25, 2017. DOI: https://doi.org/10.1016/j.ypmed.2016.11.027.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Práticas de esporte e atividade física: 2015. Rio de Janeiro: IBGE, 2017.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. 2019. Cidades@. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/. Acesso em: 19 ago. 2022.
IZA, Helion Massami; GONÇALVES JUNIOR, Luiz. A perspectiva docente sobre a Educação Física dos cursos superiores da Universidade Federal de São Carlos. Motriz, v. 6, p. 75-80, 2000.
MARCELLINO, Nelson Carvalho. Estudos do lazer: uma introdução. 3. ed. São Paulo: Autores Associados, 2002.
MARTÍNEZ-LEMOS, Rodolfo Iván; PUIG-RIBERA, Anna María; GARCÍA-GARCÍA, Oscar. Perceived barriers to physical activity and related factors in Spanish university students. Open Journal of Preventive Medicine, v. 4, n. 4, p. 164-174, 2014. Disponível em: https://m.scirp.org/papers/abstract/44707. Acesso em: 11 ago. 2021.
MELO, Victor de Andrade; DRUMOND, Maurício; FORTES, Rafael; SANTOS, João Manuel Casquinha Malaia. Pesquisa histórica e história do esporte. Rio de Janeiro: 7Letras, 2013.
MOLANO-TOBAR, Nancy; VÉLEZ-TOBAR, Raquel; ROJAS-GALVIS, Efraín. Actividad física y su relación com la carga académica de estudiantes universitarios. Hacia la Promoción de la Salud, v. 24, n. 1, p. 112-120, 2019. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/hansen/resource/pt/biblio-1002032?src=similardocs. Acesso em: 26 ago. 2021.
MUTZ, Michael; MÜLLER, Johannes. Social stratification of leisure time sport and exercise activities: comparison often popular sports activities. Leisure Studies, v. 40, p. 597-611, 2021. DOI: https://doi.org/10.1080/02614367.2021.1916834.
MUTZ, Michael; REIMERS, Anne; DEMETRIOU, Yolanda. Leisure Time sports activities and life satisfaction: deeper insights based on a representative survey from Germany. Applied Research Quality Life, v. 16, p. 2155-2171, 2021. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s11482-020-09866-7. Acesso em: 1 set. 2021.
OLIVARES, Sonia; LERA, Lydia; BUSTOS, Nelly. Etapas del cambio, beneficios y barreras em actividad física y consumo de frutas y verduras em estudiantes universitarios de Santiago de Chile. Revista Chilena de Nutrición, v. 35, n. 1, p. 25-35, 2008. DOI: http://dx.doi.org/10.4067/S0717-75182008000100004.
OLIVEIRA, Cristiano; GORDIA, Alex; QUADROS, Teresa. Mudanças na atividade física de universitários: associação com informações sobre saúde e acesso a locais para prática. Revista de Salud Pública, v. 19, n. 5, p. 617-623, 2017. DOI: https://doi.org/10.15446/rsap.v19n5.46072.
PANATTO, Crislaine et al. Efeitos da prática de atividade física e acompanhamento nutricional para adultos: um estudo caso-controle. Revista Brasileira de Obesidade, Nutrição e Emagrecimento, v.13, n. 78, p. 329-366, 2019. Disponível em: http://www.rbone.com.br/index.php/rbone/article/view/953. Acesso em: 19 set. 2021.
PAUL, Alak et al. Public open space, green exercise and well-being in Chittagong, Bangladesh. Urban Forestry & Urban Greening, v. 55, p. 126825, 2020. DOI:10.1016/j.ufug.2020.126825
PEREIRA, Lisbet et al. Programa de actividad física y su incidencia en la depresión y bienestar subjetivo de adultos mayores. Retos, v. 33, p. 14-19, 2018. DOI: https://doi.org/10.47197/retos.v0i33.49638
PEREIRA, Potyara. Política social: temas & questões. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
PESSOA, Vitor; DIAS, Cléber. História do esporte universitário no Brasil (1933-1940). Movimento, v. 25, p. 1-13, 2019. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.82512
PIGGIN, Joe. What is physical activity? a holistic definition for teachers, researchers and policy makers. Frontiers in Sports and Active Living, v. 2, n. 72, p. 1-7, 2020. DOI: https://doi.org/10.3389/fspor.2020.00072
REPPOLD FILHO, Alberto Reinaldo. A prática da Educação Física: problemas e alternativas transformadoras na ação educativa e social. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 1988. 138 p.
RIBEIRO, Leonardo Silva et al. Esporte universitário e Associações Atléticas Acadêmicas: estrutura administrativa e perfil dos gestores na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/Brasil. Retos, v. 46, p. 411-424, 2022. Disponível em: https://recyt.fecyt.es/index.php/retos/article/view/91788. Acesso em: 28 jul. 2022.
RODRIGUES, Marta. Políticas públicas. São Paulo: Publifolha, 2010.
SANTOS, Sueyla et al. Prevalence and factors associated with leisure time physical activity: survey repeated in university students. Revista Brasileira de Cineantropometria e Desempenho Humano, v. 18, n. 5, p. 577-590, 2016. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5007/1980-0037.2016v18n5p577. Acesso em: 15 fev. 2021.
SECCHI, Leonardo. Análise de políticas públicas: diagnóstico de problemas, recomendação de soluções. São Paulo: Cengage Learning, 2021.
SECCHI, Leonardo; COELHO, Fernando de Souza; PIRES, Valdemir. Políticas públicas: conceitos, casos práticos, questões de concursos. São Paulo: Cengage, 2020.
SILVA, Junior Vagner Pereira da. Atividades Físicas de Lazer sistematizadas assíncronas em período de pandemia COVID-19. Retos, v. 46, p. 552-565, 2022. Disponível em: https://recyt.fecyt.es/index.php/retos/article/view/93193. Acesso em: 28 jul. 2022.
SILVA, Junior Vagner Pereira da. Avaliação do Programa Segundo Tempo Universitário em uma universidade federal em Campo Grande/MS/Brasil. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 43, e00962, 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/rbce.43.e009621.
SIQUEIRA, Aline; DELL’AGLIO, Débora. O impacto da institucionalização na infância e na adolescência: uma revisão de literatura. Psicologia & Sociedade, v. 18, n. 1, p. 71-80, 2006. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-71822006000100010.
SNEDDEN, Traci et al. Sport and physical activity level impacts health-related quality of life among collegiate students. American Journal of Health Promotion, v. 33, n. 5, p. 675–682, 2019. DOI: https://doi.org/10.1177/0890117118817715.
SOUSA, Eustáquia; VAGO, Tarcísio. A nova LDB: repercussões no ensino da Educação Física. Presença Pedagógica, v. 3, n. 16, p. 19-29, 1997.
SOUSA, Thiago; FONSECA, Silvio, BARBOSA, Aline. Perceived barriers by university students in relation the leisure-time physical activity Revista Brasileira de Cineantropometria e Desempenho Humano, v. 15, n. 2, p. 164-173, 2013. DOI: https://doi.org/10.5007/1980-0037.2013v15n2p164.
SOUZA, Laura; MORAES E SILVA, Marcelo; SILVA, Junior Vagner P. Política de esporte universitário em uma instituição pública de ensino superior de Mato Grosso do Sul. Motrivivência, v. 31, n. 60, p. 1-20, 2019. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-8042.2019e59874.
STAREPRAVO, Fernando et al. Esporte Universitário Brasileiro: uma leitura a partir de suas relações com o Estado. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 31, n. 3, p. 131-148, 2010. Disponível em: http://revista.cbce.org.br/index.php/RBCE/article/view/376. Acesso em: 22 set. 2021.
SUAREZ, Helena et al. Evolución de hábitos saludables en estudiantes universitarios em ciências del deporte. Retos, v. 41, p. 524-532, 2021. DOI: https://doi.org/10.47197/retos.v0i41.83313.
TSAUR, Sheng-Hshiung et al. Leisure crafting: scale development and validation. Leisure Sciences, p. 1–21, 2020. DOI: https://doi.org/10.1080/01490400.2020.1783728.
VIEIRA, Valéria; SILVA, Junior Vagner P. Barreiras à prática de atividades físicas no lazer de brasileiros: revisão sistematizada. Pensar Prática, v. 22, p. 1-22, 2019. DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v22.54448.
VIEIRA, Valéria; SILVA, Junior. Barreiras à prática de atividades físicas no lazer em usuários de transporte público de Campo Grande/MS. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 43, p. e005821, 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/rbce.43.e005821.
WESTERBEEK, Hans; EIME, Rochelle. The physical activity and sport participation framework: a policy model toward being physically active across the life span. Frontiers in Sports and Active Living, v. 3, p. 608593, 2021. DOI: https://doi.org/10.3389/fspor.2021.608593
XAVIER, Luisa Carvalho; AZEVÊDO, Luisa Carvalho; RIBEIRO, Alexandre Lima de Araújo; RAMOS, Pedro Paulo Soares. Gestão do esporte universitário no Brasil e nos EUA. Revista de Gestão e Negócios do Esporte, v. 4, n. 1, p. 32-47, 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Movimento
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista Movimento adota a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) para os trabalhos aprovados e publicados. Isso significa que os/as autores/as:
- mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação; e
- têm o direito de compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial).
Mais informações em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0