Relações com os saberes e experiências (auto)formativas na Educação Física
perspectivas docentes ao confrontar injustiças sociais em situações adversas de ensino e aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-8918.122698Palavras-chave:
Autoestudo, Relação com o saber, Educação Física, Tecnologia educacional, Justiça socialResumo
Embora novos aportes midiáticos e tecnológicos subsidiem os processos de ensino e de aprendizagem na Educação Física Escolar desde a virada deste século, houve ampliação abrupta mais recentemente no uso de tecnologias interativas pela necessidade de distanciamento social em escala global, como decorrência da pandemia da covid-19 (SARS-CoV-2). No contexto brasileiro, as relações pedagógicas têm sido mediadas por ações síncronas e assíncronas em plataformas online. Essa reconfiguração restringiu as vivências no âmbito da Educação Física, que afetam a diversidade dos saberes incorporados e das relações com os saberes dos(as) alunos(as) como “corpos-sujeitos”. Entendemos que há uma fundamentação antropológica na teoria da relação com o saber — apontada por Charlot (2020) — que se aproxima das demandas antropológicas explicitadas por Daolio (2001) na Educação Física.
Downloads
Referências
ARAÚJO, Edna M. et al. Morbimortalidade pela covid-19 segundo raça/cor/etnia: a experiência do Brasil e dos Estados Unidos. Saúde em Debate, v. 44, n. especial 4, p. 191-205, dez. 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/0103-11042020E412.
ARROYO, Miguel G. Tempos de exceção? Quais identidades docentes e educadoras reafirmar? In: RIOS, Jane A. V. P. (org.). Profissão docente em questão. Salvador: EdUFBA, 2021. p. 25-35.
BRASIL. Lei n. 9.394, de 20/12/1996. Estabelece a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União, Brasília-DF, 1996. Available at: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Accessed on: 25 Feb. 2022.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Censo da educação básica 2021: notas estatísticas. Brasília-DF: Inep, 2022.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Consulta matrícula, 2020. Brasília-DF: Inep, 2020. Available at: https://www.gov.br/inep/pt-br/acesso-a-informacao/dados-abertos/inep-data/consulta-matricula. Accessed on: 25 Feb. 2022.
CHARLOT, Bernard. As figuras do diabo no discurso pedagógico. Educação em Questão, v. 56, n. 48, p. 14-31, 2018. DOI: https://doi.org/10.21680/1981-1802.2018v56n48ID15171
CHARLOT, Bernard. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Porto Alegre: Artmed, 2000.
CHARLOT, Bernard. Educação ou barbárie?: uma escolha para a sociedade contemporânea. São Paulo: Cortez, 2020.
CHARLOT, Bernard. Ensinar a educação física ou ajudar o aluno a aprender o seu corpo-sujeito. In: DANTAS JÚNIOR, Hamilcar S.; KUHN, Roselaine; RIBEIRO, Sérgio D. D. (org.). Educação física, esporte e sociedade: temas emergentes. São Cristóvão-SE: UFS, 2009. v. 3, p. 231-246.
CHARLOT, Bernard. Os fundamentos antropológicos de uma teoria da relação com o saber. Revista Internacional Educon, v. 2, n. 1, e21021001, p. 1-18, 2021c. DOI: https://doi.org/10.47764/e21021001
CHARLOT, Bernard. Por que (e quem) Paulo Freire incomoda? In: CHARLOT, Bernard et al. (org.). Por uma educação democrática e humanizadora. São Paulo: Uniprosa, 2021b. p. 52-54.
CHARLOT, Bernard. “Qualidade da educação”: o nascimento de um conceito ambíguo. Educação em Revista, v. 37, n. e81286, p. 1-15, 2021a. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-4060.81286
CHARLOT, Bernard. Relação com o saber, formação dos professores e globalização. Porto Alegre: Artes Médicas, 2005.
CRAIG, Cheryl J. Curriculum making, reciprocal learning, and the best-loved self. London: Springer, 2020.
CRAIG, Cheryl J. Metaphors of knowing, doing and being: capturing experience in teaching and teacher education. Teaching and Teacher Education, v. 69, p. 300-311, 2018. DOI: https://doi.org/10.1016/j.tate.2017.09.011
CRAIG, Cheryl J. Teacher education and the best-loved self. Asia Pacific Journal of Education, v. 33, n. 3, p. 261-272, 2013. DOI: https://doi.org/10.1080/02188791.2013.788476
CRAIG, Cheryl J.; CURTIS, Gayle A. The theoretical roots of self-study research. In: KITCHEN, Julian et al. (org.). International handbook of self-study of teaching and teacher education practices. London: Springer, 2020. p. 2-32.
CRAIG, Cheryl J.; YOU, JeongAe; OH, Suhak. Collaborative curriculum making in the Physical Education vein: a narrative inquiry of space, activity and relationship. Journal of Curriculum Studies, v. 45, n. 2, p. 169-197, 2013. DOI: https://doi.org/10.1080/00220272.2012.732118
CRAIG, Cheryl J.; YOU, JeongAe; OH, Suhak. Why school-based narrative inquiry in Physical Education research? an international perspective. Asia Pacific Journal of Education, v. 32, n. 3, p. 271-284, 2012. DOI: https://doi.org/10.1080/02188791.2012.711295
CTC - CENTRO TECNOLÓGICO CIENTÍFICO. Diferenças sociais: pretos e pardos morrem mais de covid-19 do que brancos, segundo NT11 do Núcleo de Operações e Inteligência em Saúde (NOIS). Rio de Janeiro: PUC, 2020. Available at: https://www.ctc.puc-rio.br/diferencas-sociais-confirmam-que-pretos-e-pardos-morrem-mais-de-covid-19-do-que-brancos-segundo-nt11-do-nois/. Accessed on: 20 Feb. 2022.
DAOLIO, Jocimar. A antropologia social e a educação física: possibilidades de encontro. In: CARVALHO, Yara M.; RUBIO, Katia. (org.). Educação física e ciências humanas. São Paulo: Hucitec, 2001. p. 27-38.
FAÏTA, Daniel; MAGALHÃES, Elisandra M. Autoconfrontation et formation des enseignants: dialogues et contributions. Revista Linguagem em Foco, v. 13, n. 1, p. 409-436, 2021. DOI: https://doi.org/10.46230/2674-8266-13-6787
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GARBETT, Dawn; THOMAS, Lynn. Developing inter-collegial friendships to sustain professional wellbeing in the academy. Teachers and Teaching, v. 26, n. 3/4, p. 295-306, 2020. DOI: https://doi.org/10.1080/13540602.2020.1832062
GOMES, Nilma L. O combate ao racismo e a descolonização das práticas educativas e acadêmicas. Revista de Filosofia Aurora, v. 33, n. 59, p. 435-454, 2021. Available at: https://periodicos.pucpr.br/aurora/article/view/27991/25100. Accessed on: 25 Feb. 2022.
GOMES, Nilma L. O movimento negro educador: saberes construídos nas lutas por emancipação. Petrópolis-RJ: Vozes, 2017.
HAMILTON, Mary L.; PINNEGAR, Stefinee. Conclusion: the value and the promise of self-study. In: HAMILTON, Mary L. et al. (org.). Reconceptualizing teaching practice: self-study in teacher education. Bristol: Falmer, 1998. p. 235-246.
HOOKS, Bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. São Paulo: WMF, 2013.
OVENS, Alan; FLETCHER, Tim (org.). Self-study in Physical Education teacher education: exploring the interplay of practice and scholarship. Dordrecht: Springer, 2014.
SANCHES NETO, Luiz; VENÂNCIO, Luciana. A luta por visibilidade dɘs afrolatinɘs como desafio curricular à educação física antirracista. In: FILGUEIRAS, Isabel P.; MALDONADO, Daniel T. (orgs.). Currículo e prática pedagógica de educação física escolar na América Latina. Curitiba: CRV, 2020. v. 43, p. 19-33.
SANCHES NETO, Luiz; VENÂNCIO, Luciana; OVENS, Alan; GARBETT, Dawn; THOMAS, Lynn. A explicitação de assunções a partir do estágio supervisionado em educação física na perspectiva do autoestudo. Revista Brasileira de Educação Física Escolar, v. 4, n. 2, pp. 122-158, 2018. Available at: https://47e1bf12-b02d-4d36-84f4-15827910c76d.filesusr.com/ugd/db85a1_5545467536494be58810e3de2b8ce00f.pdf. Accessed on: 25 Feb. 2022.
SANCHES NETO, Luiz; VENÂNCIO, Luciana; SANTOS, Felipe N.; SILVESTRE, Lis B.; VIDAL, Deyve J.; SANTOS, Aldemir B. A argumentação prática de professores/as preceptores/as da residência pedagógica e supervisores/as do PIBID: indícios de uma perspectiva freireana na educação física escolar. In: CONGRESSO INTERNACIONAL SOBRE A FORMAÇÃO E A PROFISSÃO DOCENTE - BRASIL, 2. 2021, [Anais…] Brasília: Universidade de Brasília, 2021. Available at: https://brasil2021.crifpe.ca/pt. Accessed on: 25 Feb. 2022.
SCHUCK, Sandy; RUSSELL, Tom. Self-study, critical friendship, and the complexities of teacher education. Studying Teacher Education, v. 1, n. 2, p. 107-121, 2005. DOI: https://doi.org/10.1080/17425960500288291
SILVA, Antonio J. F.; SILVA, Cybele C.; TINÔCO, Rafael G.; ARAÚJO, Allyson C.; VENÂNCIO, Luciana; SANCHES NETO, Luiz; FREIRE, Elisabete S.; CONCEIÇÃO, Willian L. Dilemmas, challenges and strategies of Physical Education teachers-researchers to combat covid-19 (SARS-CoV-2) in Brazil. Frontiers in Education, Lausanne, v. 6, n. 583952, p. 1-15, 2021. DOI: https://doi.org/10.3389/feduc.2021.583952
VENÂNCIO, Luciana. O que nós sabemos? Da relação com o saber na e com a educação física em um processo educacional-escolar. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente-SP, 2014. Available at: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/122255. Accessed on: 25 Feb. 2022.
VENÂNCIO, Luciana. A relação com o saber e o tempo pedagogicamente necessário: narrativas de experiência com a educação física escolar. Revista de Estudos de Cultura, v. 5, n. 14, p. 89-102, 2019. DOI: https://doi.org/10.32748/revec.v5i14.13268
VENÂNCIO, Luciana.; BRUNO, Brena D.; SILVA, Iury C. C.; FLOR, Breno J. M. S.; GONÇALVES, Yasmin; SANCHES NETO, Luiz. Temas e desafios (auto)formativos para professorǝs de educação física à luz da didática e da justiça social. Cenas Educacionais, v. 4, n. e10778, p. 1-40, 2021. Available at: https://revistas.uneb.br/index.php/cenaseducacionais/article/view/10778. Accessed on: 20 Mar. 2022.
VENÂNCIO, Luciana; SANCHES NETO, Luiz. A relação com o saber em uma perspectiva (auto)biográfica na educação física escolar. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, v. 4, n. 11, p. 729-750, 2019. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2019.v4.n11.p729-750
WHO - WORLD HEALTH ORGANISATION. WHO director-general’s opening remarks at the media briefing on covid-19. Online Communication, 2020. Available at: https://www.who.int/director-general/speeches/detail/who-director-general-s-opening-remarks-at-the-media-briefing-on-covid-19---11-march-2020. Accessed on: 25 Feb. 2022.
ZYLBERBERG, Tatiana P. A internet como uma possibilidade do mundo da (in)formação sobre a cultura corporal. In: BETTI, Mauro (org.). Educação física e mídia: novos olhares, outras práticas. São Paulo: Hucitec, 2003. p. 45-70.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Movimento
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista Movimento adota a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) para os trabalhos aprovados e publicados. Isso significa que os/as autores/as:
- mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação; e
- têm o direito de compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial).
Mais informações em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0