O senso de pertencimento na cocriação de valor nos serviços esportivos

evidências do fitness business

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.122238

Palavras-chave:

Lógica S-D, cocriação de valor, pertencimento, fitness business, marketing de serviços

Resumo

A jornada de experiências do cliente de fitness é observada nesta pesquisa exploratória, na qual 15 consumidores de duas academias orientadas para serviço, não membros de redes, sendo uma em Alphaville (Barueri/SP) e a outra na Savassi (Belo Horizonte/MG), participaram de entrevistas semiestruturadas. Das mais de três horas de gravação e uma centena de páginas de transcrição, foi possível propor um modelo conceitual de como o entrelaçamento das dimensões tangível, atendimento técnico e pertencimento permitem ao cliente a cocriação de valor na experiência de uso da academia. Concluiu-se que 1) os serviços também têm uma dimensão tangível; 2) apesar de toda a preparação acadêmico-tecnicista da equipe, os usuários querem coproduzir suas experiências; 3) o sentimento de pertencimento, além de engajar na cocriação de valor, é uma dimensão que pode aliviar qualquer desconforto advindo das experiências nas outras dimensões. A importância do pertencimento pode ser moderada pela autoeficácia do usuário.

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Biografia do Autor

Christian Gomes-e-Souza Munaier, Ph.D. Candidate at FEA-USP

Professor at FIA and PUC-SP

Francisco Antonio Serralvo, PUC-SP

Full Professor at PUC-SP

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Publicado

2022-10-23

Como Citar

MUNAIER, C. G.- e-S.; SERRALVO, F. A. O senso de pertencimento na cocriação de valor nos serviços esportivos: evidências do fitness business. Movimento, [S. l.], v. 28, p. e28050, 2022. DOI: 10.22456/1982-8918.122238. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/122238. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais