Perfis artísticos em dança

os casos de Lac e Les Poupées

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.122081

Palavras-chave:

Modelo do big five. Perfil artístico. Movimento. Dança cênica

Resumo

Este estudo tem por objeto a descrição de traços presentes em perfis artísticos em dança que reconhecemos por sua estabilidade e persistência. Toma como primeira investidura os casos de Lac (Sandro Borelli) e Les Poupées (Marta Soares). Com o modelo do Big Five – os cinco grandes fatores da personalidade – é possível o recorte de grupos de gestos e movimentos, comportamento não verbal, os que persistem como ação e reação, os quais são receptivos e reativos à própria ação, os insistentes a olho nu. Fazemos uso da observação e, consequentemente, interpretação a partir de gravação em DVDs em sistema de forward and rewind – avançar e retroceder – e freeze, o congelar das imagens de gravações em vídeo. Os perfis em arte são habitualmente estudados em acordo com o grau de aproximação e afastamento de um determinado fator da personalidade do artista e não como motivo independente no produto artístico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Bragato, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

Professor associado II no Departamento de Artes da UFRN e Coordenador do Curso de Licenciatura em Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Comunicação (Jornalismo) e Artes, com ênfase em Dança, e tem atuado especialmente nos seguintes temas: Teoria da Memética, Evolucionismo e Dança, Teoria e Crítica de Dança, Dança Humana e suas origens.

Thiago Chellappa, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

Thiago Chelappa é docente no Instituto Humanitas de Estudos Integrados da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Foi Chefe do Departamento de Artes durante o período de 2017-2019.  Possui titulação de Doutor em Programa de Pós-Graduação 7 da CAPES (Pontuação Máxima) e um Pós-Doutorado na prestigiosa Boston University/Massachusetts – Estados Unidos.

 

Michael Stefferson, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

Michael Stefferson é aluno do curso Licenciatura em Dança da UFRN. Teve seus primeiros contatos com as vivências urbanas no ano de 2012, no qual participou do grupo Art ́D Rua Crew por quatro anos. É professor de Breaking pelo Projeto Motivar, fundador do grupo Camarão Crew. Sua pesquisa tem como eixo temático as subdivisões das danças urbanas.

Referências

ARONOFF, Joel; WOIKE, Barbara A.; HYMAN, Lester M. Which are the stimuli in facial displays of anger and happiness? Configurational bases of emotion recognition. Journal of Personality and Social Psychology, v. 62, n. 6, p.1050-1066, Jun. 1992.

AVIEZER, Hillel; TROPE, Yaacov; TODOROV, Alexander. Body cues, not facial expressions, discriminate between intense positive and negative emotions. Science, v. 338, n. 6111, p. 1125 – 1229, 30 nov. 2012.

BAKKER, Frank C. Development of personality in dancers: a longitudinal study. Personality Individual Differences, v. 12, n. 7, p. 671-681, 1991. DOI: https://doi.org/10.1016/0191-8869(91)90222-W

BANES, Sally. Terpsichore in sneakers: post-modern dance. Hanover: Wesleyan University Press, 1987.

BORKENAU, Peter; LIEBLER, Anette. Trait inferences: sources of validity at zero acquaintance. Journal of Personality and Social Psychology, v. 62, n. 4, p. 645-657, 1992. DOI: https://doi.org/10.1037/0022-3514.62.4.645.

CAMPBELL, Anne; RUSHTON, J. Philippe. Bodily communication and personality. British Journal of Social and Clinical Psychology, v. 17, n. 1, p. 31–36, 1978. DOI: https://doi.org/10.1111/j.2044-8260.1978.tb00893.x

CAMURRI, Antonio; LAGERLOF, Ingrid; VOLPE, Gualtiero. Recognizing emotion from dance movement: comparison of spectator recognition and automated techniques. International Journal of Human-Computer Studies, v. 59, n. 1-2, p. 213-225, 2003. DOI: https://doi.org/10.1016/S1071-5819(03)00050-8

COSTA JR., Paul. T.; MCCRAE, Robert R. Domains and facets: hierarchical personality assessment using the revised NEO personality inventory. Journal of Personality Assessment, v. 65, n. 1, p. 21-50, 1995. DOI: https://doi.org/10.1207/s15327752jpa6401_2

COSTA JR., Paul. T.; MCCRAE, Robert R. Four ways five factors are basic. Personality and Individual Differences, v. 13, n. 6, p. 653-665, 1992. DOI: https://doi.org/10.1016/0191-8869(92)90236-I

COSTA JR., Paul. T.; MCCRAE, Robert R. Influence of extraversion and neuroticism on subjective well-being: happy and unhappy people. Journal of Personality and Social Psychology, v. 38, n. 4, p. 668-678, 1980. DOI: https://doi.org/10.1037/0022-3514.38.4.668

DAMÁSIO, António. A estranha ordem das coisas: as origens biológicas dos sentimentos e da cultura. São Paulo: Companhia das Letras, 2018.

DAMÁSIO, António. O erro de Descartes: emoção, razão e o cérebro humano. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.

EKMAN, Paul. A linguagem das emoções: revolucione sua comunicação e seus relacionamentos reconhecendo todas as expressões das pessoas ao redor. São Paulo: Lua de Papel, 2011.

EKMAN, Paul. Biological and cultural contributions to body and facial movements. In: BLAKING, John (ed.) A. S. A. Monograph 15, The Anthropology of Body. London: Academic Press, 1977.

EKMAN, Paul; FRIESEN, Wallace. V. Detecting deception from the body or face. Journal of Personality and Social Psychology, v. 29, n. 3, p. 288-298, 1974a.

EKMAN, Paul; FRIESEN, Wallace. Nonverbal behavior and psychopathology. In: FRIEDMAN, R. J.; KATZ, M. N. (ed.), The Psychology of Depression: contemporary theory and research. Washington, D.C.: J. Winston, 1974b. p. 203-32.

EKMAN, Paul; FRIESEN, Wallace. The repertoire of nonverbal behavior: categories, origins, usage, and coding. Semiótica, v. 1, n. 1, p. 49 – 98, 1969.

FINK, Andreas; WOSCHNJAK, Silke. Creativity and personality in professional dancers. Personality and Individual Differences, v. 51, n. 6, p. 754–758, 2011. DOI: https://doi.org/10.1016/j.paid.2011.06.024

GAZZANIGA, Michael S.; HEATHERTON, Toddy F. Ciência psicológica: mente, cérebro e comportamento. Porto Alegre: Artmed, 2005.

GROSS, M. Melissa; CRANE, Elizabeth A.; FREDRICKSON, Barbara L. Effort-Shape and kinematic assessment of bodily expression of emotion during gait. Human Movement Science, v. 31, n. 1, p. 202–221, 2012. DOI: https://doi.org/10.1016/j.humov.2011.05.001

GROSS, M. Melissa; CRANE, Elizabeth A.; FREDRICKSON, Barbara L. Methodology for assessing bodily expression of emotion. Journal of Nonverbal Behavior, v. 34, n. 4, p. 223–248, 2010. DOI: https://doi.org/10.1007/s10919-010-0094-x

JENSEN, Mikael. Personality traits and nonverbal communication pattern. International Journal of Social Science Studies, v. 4, n. 5, p. 57-70, 2016. DOI: https://doi.org/10.11114/ijsss.v4i5.1451

KATZ, Helena. Borelli une gesto teatral à dança. O Estado de S. Paulo, Caderno 2, 26 jul.1996. Disponível em: https://www.helenakatz.pro.br/midia/helenakatz101223478108.jpg. Acesso em: 13 set. 2022.

KATZ, Helena. CCSP inicia programa de solos, duos e trios. O Estado de S. Paulo, Caderno 2, 17 mar.1998. Disponível em: https://www.helenakatz.pro.br/midia/helenakatz61217946146.jpg. Acesso em: 13 set. 2022.

KATZ, Helena. Introspecção dita regras para dança de Marta Soares. O Estado de S. Paulo, Caderno 2, 4 maio 2000. Disponível em: https://www.helenakatz.pro.br/midia/helenakatz31214319846.jpg. Acesso em: 13 set. 2022.

KATZ, Helena. Prêmio do CCSP delineia novos rumos da dança. O Estado de S. Paulo, Caderno 2, 26 nov. 2003. Disponível em: https://www.helenakatz.pro.br/midia/helenakatz101308323718.jpg. Acesso em: 13 set. 2022.

KOGAN, Nathan. Careers in the performing arts: a psychological perspective. Creativity Research Journal, 14, n. 1, p. 1–16, 2002. DOI: https://doi.org/10.1207/S15326934CRJ1401_1

LHOMMET, Margaux; MARSELLA, Stacy C. Expressing emotion through posture and gesture. In: CALVO, Rafael; D’MELLO, Sidney; GRATCH, Jonathan; KAPPAS, Arvid. The Oxford Handbook of Affective Computing. Oxford: Oxford University Press, 2015. p. 273 – 285. Disponível em: https://www.oxfordhandbooks.com/view/10.1093/oxfordhb/9780199942237.001.0001/oxfordhb-9780199942237. Acesso em: 13 set. 2022.

LUCK, Geoff; SAARIKALLIO, Suvi; THOMPSON, Marc; BURGER, Birgirtta; TOIVAINEN, Petri. Effects of the Big Five and musical genre on music-induced movement. Journal of Research in Personality, v. 44, n. 6, p. 714-720, 2010. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jrp.2010.10.001.

MACDONALD, Kevin. Evolution, the five-factor model, and leves of personality. Journal of Personality, v. 63, n. 3, p. 525-567, 1995. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1467-6494.1995.tb00505.x

MCCRAE, Robert R. Traits and trait names: How well is Openness represented in natural languages? European Journal of Personality, v. 4, n. 2, p. 119-129, 1990. DOI: https://doi.org/10.1002/per.2410040205

MCCRAE, Robert. R.; COSTA Jr., Paul. A contemplated revision of the NEO Five-Factor Inventory. Personality and Individual Differences, v. 36, n. 3, p. 587-596, 2004.

MCCRAE, Robert. R.; COSTA Jr., Paul. NEO inventories professional manual. Odessa, FL: Psychological Assessment Resources, 2010.

MCCRAE, Robert. R.; COSTA Jr., Paul. Personality, coping, and coping effectiveness in an adult sample. Journal of Personality, v. 54, n. 2, p. 385-404, 1986. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1467-6494.1986.tb00401.x

MCCRAE, Robert. R.; COSTA Jr., Paul. Personality in adulthood: a five-factor theory perspective. London: The Guilford Press, 2006.

MCCRAE, Robert. R.; COSTA Jr., Paul. Validation of the five-factor model of personality across instruments and observers. Journal of Personality and Social Psychology, v. 52, n. 1, p. 81-90, 1987.

MCCRAE, Robert R.; JOHN, Oliver P. An introduction to the five-factor model and its applications. Journal of Personality, v. 60, n. 2, p.175-215, 1992. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1467-6494.1992.tb00970.x.

MEHRABIAN, Albert. Analysis of the big-five personality factors in terms of the PAD Temperament Model. Australian Journal of Psychology, v. 48, n. 2, p. 86-92, 1996a.

MEHRABIAN, Albert. Pleasure-arousal-dominance: a general framework for describing and measuring individual differences in temperament. Current Psychology, v. 14, n. 4, p. 261-292, 1996b. DOI: https://doi.org/10.1007/BF02686918

NETTLE, Daniel. Personality: what makes you the way you are. Oxford: Oxford University Press, 2007.

NETTLE, Daniel. Psychological profiles of professional actors. Personality and Individual Differences, v. 40, n. 2, p. 375–383, 2006a.

NETTLE, Daniel. The evolution of personality variation in humans and other animals. American Psychologist, v. 61, n. 6, p. 622–631, 2006b.

NETTLE, Daniel; PENKE, Lars. Personality: bridging the literatures from human psychology and behavioral ecology. Philosophical Transactions of the Royal Society of London. Series B, Biological Sciences. v. 27, n. 365 (1560), p. 4043-4050, 2010.

NOVEMBRE, Giovanni; ZANON, Marco; MORRISON, India; AMBRON, Elisabetta. Bodily sensations in social scenarios: where in the body? PLOS ONE, v. 14, n. 6, p. e.0206270, 2019.

PAVLOVA, Adriana. Borelli deixa “Lago dos Cisnes” soturno. Folha de S. Paulo, 11. dez. 2008. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/fsp/ilustrad/fq1112200826.htm. Acesso em: 14 set. 2022.

PERVIN, Lawrence A.; JOHN, Oliver P. Personalidade: teoria e pesquisa. Porto Alegre: Artmed, 2003.

POPPER, Karl. Textos Escolhidos. Rio de Janeiro: Contraponto; Ed. PUC-Rio, 2010.

RICK, Cary. The eye of the beholder: movement perception and the interpretation of theatrical dancing. Dance Chronicle, v. 14, n. 1, p. 36-46, 1991.

SAWADA, Misako; SUDA, Kazuhiro; ISHII, Motonobu. Expression of emotions in dance: relation between arm movement characteristics and emotion. Perceptual and Motor Skills, v. 97, n. 3 pt. 1, p. 697-708, 2004. SCHOUWSTRA, Sanneke. J.; HOOGSTRATEN, Johan. Head position and spinal position as determinants of perceived emotional state. Perceptual and Motor Skills, v. 81, n. 2, p. 673-674, 1995. DOI: https://doi.org/10.2466/pms.2003.97.3.697

SHEETS-JOHSTONE, Maxine. From movement to dance. Phenomenology and the Cognitive Sciences, v. 11, n. 1, p. 39–57, 2012.

SKARDA, Christine A.; FREEMAN, Walter J. How brains make chaos in order to make sense of the world. Behavioral and Brain Sciences, v. 10, n. 2, p. 161 – 173, 1987. DOI: https://doi.org/10.1017/S0140525X00047336

TAN, Shawna C. G; NAREYEK, Alexander. Integrating facial, gesture, and posture emotion expression for a 3D virtual agent, 2009. Disponível em: http://www.ai-center.com/publications/tan-cgames09.pdf. Acesso em: 17 set. 2022.

WALLBOTT, Harald G. Bodily expression of emotion. European Journal of Social Psychology, v. 28, n. 6, p. 879-896, 1998.

WARBURTON, Edward. C. Ressonância na dança: A arte de mesclar corpos. ARJ – Art Research Journal / Revista de Pesquisa em Artes, v. 3, n. 2, p. 1 – 26, 2016.

Publicado

2022-10-23

Como Citar

BRAGATO, M.; CHELLAPPA, T.; STEFFERSON, M. Perfis artísticos em dança: os casos de Lac e Les Poupées . Movimento, [S. l.], v. 28, p. e28051, 2022. DOI: 10.22456/1982-8918.122081. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/122081. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Ensaios