TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO

IMPRESSÕES SOBRE UM CURRÍCULO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.118314

Palavras-chave:

Trabalho de Conclusão de Curso. Pesquisa. Currículo. Ciência

Resumo

O presente artigo descreve e analisa a produção de conhecimento oriunda das pesquisas realizadas como requisito obrigatório à integralização do Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande ocorridas entre 2009 e 2020. Iniciado em 2006, o curso tornou a pesquisa como um de seus eixos formativos, sobretudo pelo componente curricular intitulado Seminário de Pesquisa. Como corpus empírico, selecionamos um total de 205 trabalhos de conclusão, os quais foram submetidos a uma análise documental que evidenciou uma prevalência das pesquisas de cunho sociocultural e da temática dos esportes. Esses dados parecem estar articulados com as experiências formativas disponibilizadas pelo curso junto ao ensino e à extensão; à caracterização do corpo docente e as peculiaridades da universidade pública; entre outros acontecimentos que movimentaram as dinâmicas deste componente curricular.

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Biografia do Autor

Gustavo da Silva Freitas, Universidade Federal do Rio Grande, Instituto de Educação, Rio Grande, RS

Licenciatura em Educação Física pela ESEF/UFPel; Especialização Educação Física Escolar pela FURG; Mestrado em Educação Física pela ESEF/UFPel; Doutor Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela FURG; Professor Adjunto do Instituto de Educação. 

Raquel da Silveira, Docente da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduação em Educação Física pela ESEFID/UFRGS; mestre e doutora em Ciências do Movimento Humano (UFRGS). Docente da ESEFID/UFRGS.

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Publicado

2022-03-19

Como Citar

FREITAS, G. da S.; SILVEIRA, R. da. TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO: IMPRESSÕES SOBRE UM CURRÍCULO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA. Movimento, [S. l.], v. 28, p. e28010, 2022. DOI: 10.22456/1982-8918.118314. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/118314. Acesso em: 30 jun. 2022.

Edição

Seção

Artigos Originais