FORMAÇÃO CONTINUADA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA: A EDUCAÇÃO FÍSICA EM QUESTÃO

Autores

  • Andréa Maria Pires Azevedo UFPB
  • Glycia Melo Oliveira UFPB
  • Priscilla Pinto Costa Silva UFPB
  • Thereza Karolina Sarmento Nóbrega UFPB
  • Marcílio Souza Júnior Universidade Federal Rural de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.11809

Palavras-chave:

Educação Física. Docentes. Competência profissional. Prática profissional

Resumo

A formação continuada é um importante meio dos professores reavaliarem a prática docente, devendo fundar-se como um ambiente que possibilite a troca de diferentes saberes, de repensar e refazer a prática do professor, reorganizando suas competências e produzindo novos conhecimentos. Este ensaio evidenciou a preocupação para com a valorização e incentivo à formação continuada de professores de educação física, a qual envolve dimensões de natureza humana, histórica, cultural, econômica, político-social e técnica. O presente texto buscou refletir a formação continuada em torno de três eixos: saberes docentes,competência profissional e prática pedagógica no contexto escolar.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andréa Maria Pires Azevedo, UFPB

Programa Associado de Pós-Graduação em Educação Física UPE/UFPB, mestrado acadêmico. Linha de Pesquisa: Estudos Sócio-Culturais do Movimento Humano. Laboratório de Estudos sobre Lazer, Esporte, Corpo e Sociedade (LAECOS). Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

 

 

Glycia Melo Oliveira, UFPB

Programa Associado de Pós-Graduação em Educação Física UPE/UFPB, mestrado acadêmico. Linha de Pesquisa: Estudos Sócio-Culturais do Movimento Humano. Laboratório de Estudos sobre Lazer, Esporte, Corpo e Sociedade (LAECOS). Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

 

 

Priscilla Pinto Costa Silva, UFPB

Programa Associado de Pós-Graduação em Educação Física UPE/UFPB, mestrado acadêmico. Linha de Pesquisa: Estudos Sócio-Culturais do Movimento Humano. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas Sócio-Culturais: o indivíduo em educação física e desporto – Universidade de Pernambuco (UPE).

Thereza Karolina Sarmento Nóbrega, UFPB

Programa Associado de Pós-Graduação em Educação Física UPE/UFPB, mestrado acadêmico. Linha de Pesquisa: Inter-relação Atividade Física e Saúde. Laboratório de Estudos do Treinamento Físico Aplicado ao Desempenho e a Saúde – Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Marcílio Souza Júnior, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Professor do Departamento de Educação da Universidade Federal Rural de Pernambuco .

Downloads

Publicado

2010-11-07

Como Citar

AZEVEDO, A. M. P.; OLIVEIRA, G. M.; SILVA, P. P. C.; NÓBREGA, T. K. S.; JÚNIOR, M. S. FORMAÇÃO CONTINUADA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA: A EDUCAÇÃO FÍSICA EM QUESTÃO. Movimento, [S. l.], v. 16, n. 4, p. 245–262, 2010. DOI: 10.22456/1982-8918.11809. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/11809. Acesso em: 19 mar. 2024.

Edição

Seção

Ensaios

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.