“Formar pessoas melhores?”

As práticas corporais na Escola de Educação Integral em tempo integral

Autores

  • Renata de Oliveira Carvalho Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT). http://orcid.org/0000-0001-5483-4164
  • Elisandro Schultz Wittizorecki Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). https://orcid.org/0000-0001-7825-0358

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.117579

Palavras-chave:

Práticas Corporais, Educação Integral, Tempo Integral, Escola

Resumo

O presente artigo se refere a uma pesquisa proveniente de uma dissertação de mestrado em que analisamos as práticas corporais desenvolvidas na educação integral em tempo integral de duas escolas públicas, numa perspectiva não salvacionista, tensionando suas contribuições e (des)compassos nas vidas dos estudantes. A expressão “formar pessoas melhores?” questiona a concepção reducionista e salvacionista por vezes encontrada em programas sociais que lançam mão das práticas corporais apresentando-as como solução aos estudantes das camadas populares. Compreendemos neste estudo que esta perspectiva é comutada pelo sentido de direito social e acesso a diferentes práticas corporais enquanto elementos da formação humana. A educação integral, contudo, apresenta também limites que por vezes as distanciam das suas perspectivas, como a naturalização das questões de gênero, a fragmentação curricular e as condições de trabalho distintas entre professores e oficineiros.

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Biografia do Autor

Renata de Oliveira Carvalho, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT).

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Luterana do Brasil (2012), especialização em Mídias na Educação pela Universidade Federal de Rio Grande (2016) e mestrado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2018). É professora de educação física do Instituto Federal de Mato Grosso no câmpus Sorriso. Também é cantora, compositora, membro do movimento negro NUMDI e da Casa da Cultura Hip-Hop de Esteio-RS. Suas áreas de atuação são educação física, escola, relações raciais, gênero e justiça social.

Elisandro Schultz Wittizorecki, Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Possui Mestrado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001) e Doutorado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009), tendo realizado estágio de doutorado sanduíche no Departamento de Didática e Organização Educativa da Universidade de Barcelona/Espanha (bolsista CAPES). É professor de Graduação e Pós-Graduação na Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

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Publicado

2022-11-28

Como Citar

CARVALHO, R. de O.; WITTIZORECKI, E. S. “Formar pessoas melhores?”: As práticas corporais na Escola de Educação Integral em tempo integral. Movimento, [S. l.], v. 28, p. e28061, 2022. DOI: 10.22456/1982-8918.117579. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/117579. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais