E A EDUCAÇÃO FÍSICA? NARRATIVAS DE PROFESSORES-PESQUISADORES SOBRE AS AULAS REMOTAS EM INSTITUTOS FEDERAIS

Autores

  • Heidi Jancer Ferreira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) - Campus Poços de Caldas, Coordenação de Ensino e Educação a Distância, Poços de Caldas, MG https://orcid.org/0000-0002-8450-0197
  • Keila Miotto Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) - Campus Inconfidentes, Diretoria de Desenvolvimento Educacional, Inconfidentes, MG https://orcid.org/0000-0002-4074-6013
  • Juscélia Cristina Pereira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) - Campus Paracatu, Coordenação Geral de Ensino, Pesquisa e Extensão, Paracatu, MG https://orcid.org/0000-0002-1755-1576
  • Josué Lopes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) - Campus Poços de Caldas, Coordenação de Ensino e Educação a Distância, Poços de Caldas, MG https://orcid.org/0000-0003-1821-7710
  • Karla Queiroz Gontijo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) - Campus Patos de Minas, Coordenação Geral de Ensino, Pesquisa e Extensão, Patos de Minas, MG https://orcid.org/0000-0002-1606-9665
  • Claudia Catarino Pereira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) - Campus Pouso Alegre, Coordenadoria Geral de Ensino, Pouso Alegre, MG https://orcid.org/0000-0001-8849-9472
  • Renata Beatriz Klehm Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) - Campus Inconfidentes, Diretoria de Desenvolvimento Educacional, Inconfidentes, MG https://orcid.org/0000-0001-5322-5308
  • Wagner Edson Farias Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) - Campus Passos, Coordenação Geral de Ensino, Passos, MG https://orcid.org/0000-0003-0892-4008

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.117478

Palavras-chave:

Ensino Fundamental e Médio. Aprendizagem. Pandemias. Covid-19

Resumo

A implementação do ensino remoto em decorrência da pandemia da covid-19 se configurou como uma nova e complexa realidade para as comunidades escolares. Neste contexto, o objetivo deste trabalho foi analisar as experiências de professores-pesquisadores de Educação Física com o ensino remoto em Institutos Federais. Embasada na perspectiva freireana e na teoria social da aprendizagem, a pesquisa foi desenvolvida com abordagem qualitativa e colaborativa através do método da narrativa autobiográfica. Oito professores-pesquisadores participaram do estudo. Os dados foram gerados a partir de narrativas produzidas pelos professores-pesquisadores e foram analisados através de comparações constantes. Como resultados, quatro temas foram identificados: novos cenários e desafios; aproximação e colaboração entre pares; conectando com os estudantes; e repensando as aulas de Educação Física. Em conclusão, as experiências docentes envolveram respostas transformadoras frente aos limites encontrados no ensino remoto, incluindo a escuta dos estudantes e a formação de um grupo de estudos e aprendizagem colaborativa.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Heidi Jancer Ferreira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) - Campus Poços de Caldas, Coordenação de Ensino e Educação a Distância, Poços de Caldas, MG

IFSULDEMINAS, Coordenação de Ensino e Educação a Distância, Área de Ensino - Educação Física

Publicado

2021-12-26

Como Citar

FERREIRA, H. J.; MIOTTO, K.; PEREIRA, J. C.; LOPES, J.; GONTIJO, K. Q.; PEREIRA, C. C.; KLEHM, R. B.; SANTOS, W. E. F. E A EDUCAÇÃO FÍSICA? NARRATIVAS DE PROFESSORES-PESQUISADORES SOBRE AS AULAS REMOTAS EM INSTITUTOS FEDERAIS. Movimento, [S. l.], v. 27, p. e27070, 2021. DOI: 10.22456/1982-8918.117478. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/117478. Acesso em: 17 ago. 2022.

Edição

Seção

Artigos Originais