ENSINO PARA COMPREENSÃO DA LÓGICA INTERNA DOS ESPORTES: UMA PERSPECTIVA BASEADA EM TEACHING GAMES FOR UNDERSTANDING E PRAXIOLOGIA MOTRIZ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.116643

Palavras-chave:

Ensino. Jogos recreativos. Esportes. Revisão.

Resumo

Este ensaio teve por objetivo propor uma perspectiva de Ensino para Compreensão da Lógica Interna dos esportes a partir da estrutura metodológica do Teaching Games for Understanding (TGfU) e dos conhecimentos sobre lógica interna da Praxiologia Motriz. Considerando critérios específicos para revisão de literatura, foram selecionados 18 artigos que subsidiaram a discussão teórica. Foram apresentados aspectos metodológicos do TGfU e os principais conceitos da Praxiologia Motriz, que possibilitaram a articulação teórica proposta neste ensaio. Como principais contribuições da perspectiva de Ensino para Compreensão da Lógica Interna, foram estruturadas ferramentas didáticas para mediação do processo de ensino-aprendizagem a partir da relação sujeito/ambiente. Além disso, foi proposta uma sistematização metodológica para organização da prática pedagógica para desenvolvimento do Ensino para Compreensão da Lógica Interna. Por fim, contextualiza-se a necessidade de novos estudos que busquem identificar como essa perspectiva auxilia professores no processo de ensino-aprendizagem dos esportes.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Felipe Menezes - Fagundes, Universidade Federal de Santa Maria

Graduando do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal de Santa Maria

Participante do Grupo de Estudos Praxiológicos - GEP Brasil

Bolsista de Iniciação Científica do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC

João Francisco Magno Ribas, Universidade Federal de Santa Maria

Centro de Educação Física e Desportos - CEFD

Grupo de Estudos Praxiológicos - GEP Brasil

Cristòfol Salas-Santandreu, Universidad de Lleida - UdL

Institut Nacional d'Educació Física de Catalunya - INEFC

Grupo de Investigación en Acción Motriz - GIAM

Pere Lavega-Burgués, Universidad de Lleida - UdL

Institut Nacional d'Educació Física de Catalunya - INEFC

Grupo de Investigación en Acción Motriz - GIAM

Publicado

2021-12-30

Como Citar

MENEZES - FAGUNDES, F.; RIBAS, J. F. M.; SALAS-SANTANDREU, C.; LAVEGA-BURGUÉS, P. ENSINO PARA COMPREENSÃO DA LÓGICA INTERNA DOS ESPORTES: UMA PERSPECTIVA BASEADA EM TEACHING GAMES FOR UNDERSTANDING E PRAXIOLOGIA MOTRIZ. Movimento, [S. l.], v. 27, p. e27079, 2021. DOI: 10.22456/1982-8918.116643. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/116643. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Ensaios