MONITORAMENTO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.116467

Palavras-chave:

Covid-19. Educação Superior. Indicadores de Gestão. Planejamento Estratégico.

Resumo

Monitorar e analisar a execução das metas pactuadas no Planejamento Estratégico da Escola de Educação Física da Universidade Federal de Ouro Preto, nos 18 primeiros meses de implementação. Realizaram-se 15 entrevistas semiestruturadas com 12 mentores e três discentes que ocupam representações estudantis. Utilizou-se análise de conteúdo, possibilitando delineamento de quatro categorias: a) resultados preliminares obtidos; b) potencialidades do instrumento; c) barreiras e enfrentamentos; d) propostas de aperfeiçoamento. Observou-se que a maioria das metas teve ações norteadoras iniciadas, mas nenhuma concluída. Ressalta-se que o contexto da pandemia mundial (covid-19) exerceu significativo impacto, interferindo diretamente nos resultados. O estudo apresenta caráter de monitoramento em relação à ferramenta de gestão, tendo em vista a relevância de implementar mecanismos para avaliação sistematizada dos indicadores de desempenho institucionais. Espera-se que as potencialidades percebidas sejam fortalecidas, as barreiras sejam superadas e as propostas de aperfeiçoamento sejam discutidas coletivamente com a finalidade do desenvolvimento da instituição.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruno Ocelli Ungheri, Universidade Federal de Ouro Preto, MG

Graduado em Educação Física pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), especialista em Políticas Públicas pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais (FAFICH / UFMG), mestre e doutor em Estudos do Lazer pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professor da Escola de Educação Física da Universidade Federal de Ouro Preto, líder do LAGEP (Laboratório Lazer, Gestão e Política) e do GEPOPS (Grupo de Pesquisa em Gestão, Política Pública e Sociedade). Membro do ORICOLÉ (Laboratório sobre formação e intervenção profissional em lazer) e da ANPEL (Associação Brasileira de Pesquisa e Pós Graduação em Estudos do Lazer). 

Sarah Alessandra Alves Lelis, Universidade Federal de Ouro Preto, MG

Discente da Universidade Federal de Ouro Preto

Everton Rocha Soares, Universidade Federal de Ouro Preto, MG

Everton Rocha Soares, possui Graduação em Educação Física pelo Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (2002), Especialização em Fisiologia do Exercício pela Universidade Veiga de Almeida (2003), Especialização (2005), Mestrado (2008) e Doutorado (2012) em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Atualmente é professor adjunto dos cursos de Educação Física da Universidade Federal de Ouro Preto.

Renato Melo Ferreira, Universidade Federal de Ouro Preto

Graduação em Educação Física pelo Centro Universitário de Belo Horizonte Uni-BH (2006). Mestrado (2010) e Doutorado (2013) em Ciências do Esporte pela Universidade Federal de Minas Gerais (2010). Atualmente é professor da Escola de Educação Física da Universidade Federal de Ouro Preto (EEF-UFOP), membro do Laboratório de Estudos e Pesquisa do Esporte e Exercício e coordenador do Laboratório de Atividades Aquáticas (LAQUA). Tem experiência nas áreas de Atividades Aquáticas, Treinamento Esportivo e Psicologia do Esporte, atuando principalmente nos seguintes temas: fatores intervenientes ao treinamento de nadadores, contexto do desenvolvimento expert nas atividades aquáticas, processo de maturação e desempenho esportivo e estudos de Tracking. Atleta de natação desde 1990, atual recordista Americano e Pan Americano Master em piscina Longa (4x50 medley 120+) (2018-Atual), atleta de maratonas aquáticas, experiência em pólo aquático. Realizador de evento para o desenvolvimento das atividades aquáticas. Membro da Federação Aquática Mineira (FAM), como árbitro, diretor de arbitragem e diretor científico. Parcerias acadêmicas com a FAM e Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA). Árbitro de Natação nos Jogos Olímpicos do Rio2016 e nos II Juegos Suramericanos de la Juventud - Santiago 2017.

Albená Nunes da Silva, Universidade Federal de Ouro Preto

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000), especialização em Treinamento Esportivo pela Universidade Gama Filho/UGF (2002) e mestrado em Biomédicas pelo Instituto de Ensino e Pesquisa da Santa Casa de Belo Horizonte (2008). Realizou o doutorado no programa de Pós-graduação em Biologia Celular no departamento de Morfologia da UFMG (2014). Desenvolveu o primeiro estágio pós doutoral no mesmo programa e departamento (2015). Realizou o segundo pós doutorado no Programa de Pós Graduação em Bioquímica e Imunologia no ICB/UFMG. O terceiro pós doutorado realizou na McGill University (Montreal/Canadá). Foi professor voluntário no Departamento de Morfologia da UFMG e substituto na UFV - Florestal. Membro fundador da Sociedade Brasileira de Imunologia do Exercício. Trabalhou como Professor Visitante na McGill University (Montreal/Canadá/2019). Professor e Pesquisador na Escola de Educação Física da Universidade Federal de Ouro Preto desde 2015. Coordenador da Academia de Musculação e do Ginásio de Ginástica da EEFUFOP. Orientador de mestrado e doutorado (UFOP e UFMG). Professor permanente e Membro do Colegiado do Programa de Pós Graduação em Saúde e Nutrição (PPGSN) da UFOP. Membro titular do Comitê de Ciências da Vida da UFOP. Coordena pesquisas nas áreas de exercício físico, hipertrofia muscular, estresse oxidativo, emagrecimento, inflamação e imunologia do exercício.

Downloads

Publicado

2021-11-08

Como Citar

UNGHERI, B. O.; LELIS, S. A. A.; SOARES, E. R.; FERREIRA, R. M.; SILVA, A. N. da. MONITORAMENTO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO. Movimento, [S. l.], v. 27, p. e27060, 2021. DOI: 10.22456/1982-8918.116467. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/116467. Acesso em: 17 ago. 2022.

Edição

Seção

Artigos Originais