A CLÍNICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE

INTERFACES ENTRE NÚCLEO E CAMPO

Autores

  • Luiz Alberto dos Santos Ferreira Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), Educação Física, São Leopoldo, RS https://orcid.org/0000-0001-7021-7238
  • Tonantzin Ribeiro Gonçalves Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), Escola de Saúde, Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, São Leopoldo, RS https://orcid.org/0000-0003-0249-3358
  • Leonardo Trápaga Abib Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Educação Física, Passos, MG http://orcid.org/0000-0001-9335-2141

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.116321

Palavras-chave:

Educação Física. Saúde Pública. Atenção à Saúde.

Resumo

Este estudo buscou discutir a inserção de Profissionais de Educação Física (PEFS) em Políticas Públicas de Saúde (PPS) e analisar as relações entre núcleo e campo. Para a produção de dados foram realizadas visitas ao Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), Programa Academia da Saúde (PAS) e equipe de Práticas Integrativas Complementares em Saúde (PICs). Também realizamos entrevistas em profundidade, observações e anotações em diário de campo, empregando-se Análise Temática do material empírico. O estudo apontou que existem similaridades e diferenças nas práticas dos profissionais atuando nas PPS que transcendem o núcleo da Educação Física, sendo que buscam sempre uma maior aproximação com o campo da Saúde. Os achados revelam o potencial da construção de uma Clínica da Educação Física que esteja conectada com as necessidades de saúde da população usuária.

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Biografia do Autor

Luiz Alberto dos Santos Ferreira, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), Educação Física, São Leopoldo, RS

Docente dos cursos de graduação em Educação Física Bacharelado e Licenciatura da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos)

Doutorando no Programa de Pós-Gradução em Saúde Coletiva da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) 

Tonantzin Ribeiro Gonçalves, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), Escola de Saúde, Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, São Leopoldo, RS

Docente da Escola de Saúde da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) nos Programas de Pós-Graduação em Saúde Coletiva e Psicologia. 

Leonardo Trápaga Abib, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Educação Física, Passos, MG

Docente dos cursos de graduação em Educação Física Bacharelado e Licenciatura da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Unidade Passos.

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Publicado

2022-02-05

Como Citar

FERREIRA, L. A. dos S.; GONÇALVES, T. R.; ABIB, L. T. A CLÍNICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE: INTERFACES ENTRE NÚCLEO E CAMPO. Movimento, [S. l.], v. 28, p. e28002, 2022. DOI: 10.22456/1982-8918.116321. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/116321. Acesso em: 30 jun. 2022.

Edição

Seção

Artigos Originais