Formação em Educação Física e a questão da diferença

um olhar a partir da resolução 06/2018

Autores

  • Roseli Belmonte Machado Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança, Porto Alegre, RS http://orcid.org/0000-0001-5653-1175

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.116288

Palavras-chave:

Educação Física, Currículo, Diferença, Docência

Resumo

O objetivo desta pesquisa é problematizar a constituição da diferença nas legislações que orientam os currículos de formação em Educação Física. As lentes teórico-metodológicas que guiaram a pesquisa têm o aporte dos Estudos Foucaultianos, operando com a ferramenta da governamentalidade, sob uma inspiração genealógica. Foram realizados dois movimentos: a análise dos saberes que constituíram a formação de professores em Educação Física e a análise da atual resolução para a formação em Educação Física do Brasil. As análises indicam que os saberes que se direcionam para a formação em Educação Física tiveram ênfases médicas, disciplinares, biológicas e normalizadoras em relação ao outro, sem considerar a diferença. Também mostram que as orientações atuais, embora tragam políticas de inclusão, não são suficientes para abarcar a discussão sobre diferença, reforçando práticas anteriores. É possível compreender que algumas pautas foram esmaecidas ou silenciadas, não indicando a composição e a compreensão da diferença nas formações.

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Biografia do Autor

Roseli Belmonte Machado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança, Porto Alegre, RS

É professora Adjunta no Curso de Educação Física da Universidade Federal de Rio Grande (FURG). Tem experiência na área de Educação Física, trabalhando com Educação Física Escolar, Educação Inclusiva, Formação de professores e Currículo. Desenvolve pesquisas nessas áreas. Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Mestre em Educação e Graduada em Educação Física - Licenciatura Plena - pela Universidade Luterana do Brasil ULBRA/Canoas. 

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Publicado

2022-05-30

Como Citar

MACHADO, R. B. Formação em Educação Física e a questão da diferença: um olhar a partir da resolução 06/2018. Movimento, [S. l.], v. 28, p. e28027, 2022. DOI: 10.22456/1982-8918.116288. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/116288. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais