A ANÁLISE DE CONTEÚDO COMO FORMA DE TRATAMENTO DOS DADOS NUMA PESQUISA QUALITATIVA EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Autores

  • Marcílio Barbosa Mendonça de Souza Júnior Universidade de Pernambuco (UPE)
  • Marcelo Soares Tavares de Melo ESEF-UPE
  • Maria Eliete Santiago CE-UFPE

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.11546

Palavras-chave:

Metodologia científica, Pesquisa qualitativa, Análise de conteúdo, Educação Física escolar

Resumo

Muitas vezes, em livros e periódicos, se dá menor ênfase à elucidação da metodologia investigativa, favorecendo o não reconhecimento dos procedimentos e instrumentos de coleta e análise dos dados como construto da elaboração do pesquisador. Neste artigo, apresentamos uma reflexão acerca de uma das fases da metodologia científica, focalizando a análise de conteúdo categorial temática como uma das formas de tratamento dos dados. Tomamos como exemplo, para discutir e fundamentar o ato de pesquisa, uma investigação desenvolvida no âmbito da Educação Física escolar, na intenção de colaborarmos na consolidação da rigorosidade científica das pesquisas nessa área.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcílio Barbosa Mendonça de Souza Júnior, Universidade de Pernambuco (UPE)

Marcílio Souza Júnior é Doutor e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Especialista em Pedagogia do Esporte pela mesma IES e Licenciado em Educação Física pela Universidade de Pernambuco (UPE). Atualmente é Professor adjunto da Escola Superior de Educação Física (ESEF) da UPE, atuando na graduação, na especialização e no Mestrado em Educação Física. Publicou artigos em periódicos especializados em Educação e Educação Física. Possui capítulos de livros e 1 livro publicados, tratando acerca dos aspectos históricos, pedagógicos e curriculares da Educação Física na escola de Educação Básica. Orientou vários trabalhos de conclusão de curso de graduação e monografias de especialização, principalmente na área de Educação Física. Atualmente coordena 1 projeto de pesquisa e participa de um outro. Atua na área de Educação, com ênfase em Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação e na Educação Física com ênfase nas questões pedagógicas. Em suas atividades profissionais interagiu com vávios colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. Em seu currículo Lattes os termos mais freqüentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Educação, Educação Física, Currículo, Ensino, Didática, Esporte, Ensino superior, Escola, Prática Pedagógica e Formação profissional. É lider do Grupo de Pesquisa Estudos Etnográficos em Educação Física e Esporte (ETHNÓS) da ESEF-UPE e faz parte do Grupo de Pesquisa Formação de Professores e Profissionalização Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPE.

Marcelo Soares Tavares de Melo, ESEF-UPE

Doutor em Educação pela UFPE; Professor e Coordenador da Licenciatura da ESEF-UPE, Mestrado Associado em Educação Física UPE/UFPB e do Colégio de Aplicação da UFPE; Membro do Grupo de Estudos Etnográficos em Educação Física e Esportes (ETHNÓS) e Professor da FASNE.

Maria Eliete Santiago, CE-UFPE

Doutora em Ciências da Educação – Université René Descartes, Paris V, Sorbonne, França; Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação do CE/UFPE.

Downloads

Publicado

2010-06-05

Como Citar

SOUZA JÚNIOR, M. B. M. de; MELO, M. S. T. de; SANTIAGO, M. E. A ANÁLISE DE CONTEÚDO COMO FORMA DE TRATAMENTO DOS DADOS NUMA PESQUISA QUALITATIVA EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. Movimento, [S. l.], v. 16, n. 3, p. 29–47, 2010. DOI: 10.22456/1982-8918.11546. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/11546. Acesso em: 18 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.