A ANÁLISE DE CONTEÚDO COMO FORMA DE TRATAMENTO DOS DADOS NUMA PESQUISA QUALITATIVA EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Autores

  • Marcílio Barbosa Mendonça de Souza Júnior Universidade de Pernambuco (UPE)
  • Marcelo Soares Tavares de Melo ESEF-UPE
  • Maria Eliete Santiago CE-UFPE

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.11546

Palavras-chave:

Metodologia científica, Pesquisa qualitativa, Análise de conteúdo, Educação Física escolar

Resumo

Muitas vezes, em livros e periódicos, se dá menor ênfase à elucidação da metodologia investigativa, favorecendo o não reconhecimento dos procedimentos e instrumentos de coleta e análise dos dados como construto da elaboração do pesquisador. Neste artigo, apresentamos uma reflexão acerca de uma das fases da metodologia científica, focalizando a análise de conteúdo categorial temática como uma das formas de tratamento dos dados. Tomamos como exemplo, para discutir e fundamentar o ato de pesquisa, uma investigação desenvolvida no âmbito da Educação Física escolar, na intenção de colaborarmos na consolidação da rigorosidade científica das pesquisas nessa área.

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Biografia do Autor

Marcílio Barbosa Mendonça de Souza Júnior, Universidade de Pernambuco (UPE)

Marcílio Souza Júnior é Doutor e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Especialista em Pedagogia do Esporte pela mesma IES e Licenciado em Educação Física pela Universidade de Pernambuco (UPE). Atualmente é Professor adjunto da Escola Superior de Educação Física (ESEF) da UPE, atuando na graduação, na especialização e no Mestrado em Educação Física. Publicou artigos em periódicos especializados em Educação e Educação Física. Possui capítulos de livros e 1 livro publicados, tratando acerca dos aspectos históricos, pedagógicos e curriculares da Educação Física na escola de Educação Básica. Orientou vários trabalhos de conclusão de curso de graduação e monografias de especialização, principalmente na área de Educação Física. Atualmente coordena 1 projeto de pesquisa e participa de um outro. Atua na área de Educação, com ênfase em Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação e na Educação Física com ênfase nas questões pedagógicas. Em suas atividades profissionais interagiu com vávios colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. Em seu currículo Lattes os termos mais freqüentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Educação, Educação Física, Currículo, Ensino, Didática, Esporte, Ensino superior, Escola, Prática Pedagógica e Formação profissional. É lider do Grupo de Pesquisa Estudos Etnográficos em Educação Física e Esporte (ETHNÓS) da ESEF-UPE e faz parte do Grupo de Pesquisa Formação de Professores e Profissionalização Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPE.

Marcelo Soares Tavares de Melo, ESEF-UPE

Doutor em Educação pela UFPE; Professor e Coordenador da Licenciatura da ESEF-UPE, Mestrado Associado em Educação Física UPE/UFPB e do Colégio de Aplicação da UFPE; Membro do Grupo de Estudos Etnográficos em Educação Física e Esportes (ETHNÓS) e Professor da FASNE.

Maria Eliete Santiago, CE-UFPE

Doutora em Ciências da Educação – Université René Descartes, Paris V, Sorbonne, França; Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação do CE/UFPE.

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Publicado

2010-06-05

Como Citar

SOUZA JÚNIOR, M. B. M. de; MELO, M. S. T. de; SANTIAGO, M. E. A ANÁLISE DE CONTEÚDO COMO FORMA DE TRATAMENTO DOS DADOS NUMA PESQUISA QUALITATIVA EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. Movimento, [S. l.], v. 16, n. 3, p. 29–47, 2010. DOI: 10.22456/1982-8918.11546. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/11546. Acesso em: 25 set. 2022.

Edição

Seção

Artigos Originais