Conteúdos e suas dimensões na Educação Física escolar no Ensino Fundamental
um estudo de revisão
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-8918.114307Palavras-chave:
Conteúdos, Ensino Fundamental, Educação FísicaResumo
O objetivo deste estudo de revisão foi analisar os conteúdos e as dimensões abordadas nas pesquisas sobre a Educação Física no ensino fundamental, publicadas nos principais periódicos brasileiros da área da Educação Física no período de 2010 a 2019. Para tanto, realizou-se uma busca em cada volume e número dos periódicos no respectivo período. Os resultados revelaram a tematização de uma diversidade de conteúdos, tais como esportes, brincadeiras e jogos, lutas, ginásticas, danças, práticas corporais de aventura e temas contemporâneos (saúde, lazer, trabalho). Os estudos demonstraram que os conteúdos esportivos foram predominantes, principalmente aqueles relacionados aos esportes de invasão. Além disso, a maior parte dos estudos analisados enfatizou a dimensão procedimental, seguidos de estudos que abordavam as três dimensões do conteúdo.
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