O LAZER E A PESSOA COM DEFICIÊNCIA FÍSICA USUÁRIA DE CADEIRA DE RODAS

INVESTIGANDO A PARTICIPAÇÃO SOCIAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.113910

Palavras-chave:

Atividades de lazer. Pessoas com deficiência. Participação Social. Capacitismo.

Resumo

Este estudo tem como objetivo responder à seguinte pergunta: em que perspectiva se inscreve a participação social no lazer de adultos com deficiência física usuários de cadeira de rodas em cenários de microparticipação social? Para tanto, a pesquisa se envolveu com três grupos dedicados a pessoas com deficiência procurando reconhecer a configuração da participação social em termos de condições, dinâmicas e ferramentas operativas em seu universo de ação. De metodologia qualitativa e abordagem hermenêutico-dialética foram acompanhados vinte e um atores sociais e seus grupos. Os resultados apontam para condições de estrutura de poder e conflito em desfavor da pessoa com deficiência. Nota-se que as dinâmicas dos grupos os apontam capazes de favorecer a informação e a organização, porém de forma mais afetiva que instrumental. Conclui-se na necessidade de avançar em pressupostos educativos no interior dos grupos que deem conta da estrutura de poder vigente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Luís Normanton Beltrame, Universidade Católica de Brasília

Professor da Secretaria de Educação do Distrito Federal. Membro do Grupo de estudos em Educação Física Adaptada da Universidade Católica de Brasília.

Downloads

Publicado

2022-02-05

Como Citar

BELTRAME, A. L. N. O LAZER E A PESSOA COM DEFICIÊNCIA FÍSICA USUÁRIA DE CADEIRA DE RODAS: INVESTIGANDO A PARTICIPAÇÃO SOCIAL. Movimento, [S. l.], v. 28, p. e28003, 2022. DOI: 10.22456/1982-8918.113910. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/113910. Acesso em: 14 ago. 2022.

Edição

Seção

Artigos Originais