A EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO E OS EXAMES ESTANDARDIZADOS: UMA ANÁLISE DAS QUESTÕES DO ENEM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.113585

Palavras-chave:

Questões de prova. Educação Física. Ensino fundamental e médio. Pesquisa qualitativa.

Resumo

O artigo analisa as questões do novo Enem que apresentam objetos de conhecimento da Educação Física, compreendendo as relações que se estabelecem por e entre as áreas do conhecimento mediadas pelas competências e habilidades. De natureza qualitativa, utiliza a análise crítico-documental como metodologia. As fontes são compostas por: 49 questões relacionadas com a Educação Física no exame (2009 a 2017), as Diretrizes Nacionais para o Ensino Médio, o Documento Básico do Enem e a Matriz de Referência do Enem. Os usos e apropriações dos objetos de conhecimento da Educação Física, devido à sua natureza multidisciplinar, favorecem a exigência da elaboração das questões do exame visando à interdisciplinaridade por e entre as áreas do conhecimento, explorando as relações cotidianas dos sujeitos. A interação entre os objetivos da área de Linguagens e suas Tecnologias, promovida pelo exame, permite-nos compreender a Educação Física dentro de um contexto amplo de formação, para além do saberes de domínio.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Marques, Prefeitura Municipal de Vila Velha, Vila Velha, ES

Doutor em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo. Professor da Rede Municipal de Ensino de Vila Velha-ES. Membro pesquisador do Instituto de Pesquisa em Educação e Educação Física (PROTEORIA).

Jean Carlos Freitas Gama, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, ES

Doutorando em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo. Membro pesquisador do Instituto de Pesquisa em Educação e Educação Física (PROTEORIA).

Geraldo Luzia Oliveira Junior, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, ES

Mestre em Educação, Gestão e Desenvolvimento Regional pela Faculdade Vale do Cricaré.  Gestor Municipal. Membro pesquisador do Instituto de Pesquisa em Educação e Educação Física (PROTEORIA).

Amarílio Ferreira Neto, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, ES

Doutor em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba. Professor titular do Departamento de Desportos da Universidade Federal do Espírito Santo. Líder do Instituto de Pesquisa em Educação e Educação Física (PROTEORIA).

Wagner dos Santos, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, ES

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo. Professor Adjunto do Departamento de Ginástica da Universidade Federal do Espírito Santo. Líder do Instituto de Pesquisa em Educação e Educação Física (PROTEORIA).

Publicado

2021-12-28

Como Citar

MARQUES, R.; GAMA, J. C. F.; OLIVEIRA JUNIOR, G. L.; FERREIRA NETO, A.; SANTOS, W. dos. A EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO E OS EXAMES ESTANDARDIZADOS: UMA ANÁLISE DAS QUESTÕES DO ENEM. Movimento, [S. l.], v. 27, p. e27076, 2021. DOI: 10.22456/1982-8918.113585. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/113585. Acesso em: 17 ago. 2022.

Edição

Seção

Artigos Originais