APROXIMAÇÕES ENTRE EDUCAÇÃO FÍSICA E PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO BIBLIOGRÁFICA DE 1996-2019

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.112513

Palavras-chave:

Revisão. Indicadores de Produção Científica. Educação. Educação Física.

Resumo

Este estudo teve como objetivo analisar a produção do conhecimento no Brasil sobre o tema pedagogia histórico-crítica e Educação Física, em um recorte temporal de 1996 a 2019. Identificamos 163 produções, das quais extraímos os seguintes aspectos: 1) Saltos quantitativos na produção do conhecimento; 2) O debate no interior de eventos científicos; 3) Instituições e regiões mais prolíficas; 4) Principais orientadores de teses e dissertações; 5) Obras/autores mais citados; 6) Relações entre os autores. Identificamos que, após 2012, a produção aumentou progressivamente, porém as relações de cooperação são restritas. Concluímos que, apesar dos avanços recentes, novos laços e parcerias devem ser edificados para a construção coletiva da Educação Física à luz desta teoria pedagógica.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonardo Carlos de Andrade, Instituto Federal Goiano

Professor do Departamento de Educação Física do Instituto Federal Goiano; Desenvolve pesquisas principalmente com temas que envolvem educação escolar e fundamentos da educação; Mestrando em Educação Física pela Faculdade de Educação Física e Dança da Universidade federal de Goiás; Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física e Infância. Membro do Grupo ECOS: Educação Física, trabalho e formação.

Roberto Pereira Furtado, Universidade Federal de Goiás

Professor Adjunto da Faculdade de Educação Física e Dança da Universidade Federal de Goiás, sendo coordenador do curso e Licenciatura em Educação Física na mesma instituição. Desenvolve pesquisas principalmente com temas que envolvem o trabalho e a formação na Educação Física; Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal e Goiás. É coordenador do grupo ECOS: Educação Física, trabalho e formação.

Downloads

Publicado

2021-07-21

Como Citar

ANDRADE, L. C. de; FURTADO, R. P. APROXIMAÇÕES ENTRE EDUCAÇÃO FÍSICA E PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO BIBLIOGRÁFICA DE 1996-2019. Movimento, [S. l.], v. 27, p. e27040, 2021. DOI: 10.22456/1982-8918.112513. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/112513. Acesso em: 17 ago. 2022.

Edição

Seção

Artigos Originais