DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE NO PROGRAMA SEGUNDO TEMPO UNIVERSITÁRIO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.111746

Palavras-chave:

Política Pública. Programas Sociais. Capacitação Profissional. Esportes

Resumo

O objetivo foi analisar o desenvolvimento profissional docente (DPD) dos monitores esportivos e do professor que atuaram no Programa Segundo Tempo (PST) Universitário na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Tratou-se de uma pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa. O software Iramuteq foi utilizado para a análise dos dados das entrevistas semiestruturadas. Os resultados indicaram que, apesar das atividades iniciais de formação previstas nas diretrizes do PST Universitário não terem sido oferecidas aos monitores e professor do núcleo, as atividades semanais foram fundamentais para o DPD. A atuação no programa permitiu uma reflexão sobre as metodologias indicadas pelo programa em consonância com as disciplinas da graduação, a autoavaliação do ensino-aprendizagem e a construção da identidade do ser professor. Concluiu-se que o PST Universitário na UFMS possibilitou o DPD contínuo e contextualizado com a futura prática docente.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dirceu Santos Silva, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS)

Professor do Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). Líder do Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas de Esporte, Lazer, Educação e Saúde (GPPPELES-UFMS)

Paulo Vinicius Baroni Silveira Donadon, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS)

Acadêmico do curso de Educação Física da Faculdade de Educação da UFMS e pesquisador do Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas de Esporte, Lazer, Educação e Saúde (GPPPELES-UFMS)

Marina Brasiliano Salerno, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Professora do curso de Educação Física da  Faculdade de Educação da UFMS e pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas de Esporte, Lazer, Educação e Saúde (GPPPELES-UFMS)

Breno Brey D’auria, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS)

Acadêmico da pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação da UFMS e pesquisador do Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas de Esporte, Lazer, Educação e Saúde (GPPPELES-UFMS)

Luiza Lana Gonçalves, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS)

Professora do curso de Educação Física da Faculdade de Educação da UFMS

Publicado

2021-06-09

Como Citar

SILVA, D. S.; DONADON, P. V. B. S.; SALERNO, M. B.; D’AURIA, B. B.; GONÇALVES, L. L. DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE NO PROGRAMA SEGUNDO TEMPO UNIVERSITÁRIO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL. Movimento, [S. l.], v. 27, p. e27032, 2021. DOI: 10.22456/1982-8918.111746. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/111746. Acesso em: 28 set. 2022.

Edição

Seção

Artigos Originais