INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA PARA A SAÚDE: UMA REVISÃO NARRATIVA SISTEMÁTICA SOBRE A BIODANZA

Autores

  • Francesco Vincenzo Ferraro Faculty of Health and Social Science, Bournemouth University, United Kingdom; https://orcid.org/0000-0002-4902-7760
  • Luigi Aruta Dipartimento di Scienze Motorie e del Benessere, Università degli studi di Napoli Parthenope, 80133 Naples, Italy https://orcid.org/0000-0001-8847-5163
  • Ferdinando Ivano Ambra Dipartimento di Scienze Motorie e del Benessere, Università degli studi di Napoli Parthenope, 80133 Naples, Italy https://orcid.org/0000-0002-9078-8000
  • Francesco Paolo Distaso I.I.S. “Vittorio Veneto - Salvemini” Latina,04100, Italy https://orcid.org/0000-0001-7134-0676
  • Maria Luisa Iavarone Dipartimento di Scienze Motorie e del Benessere, Università degli studi di Napoli Parthenope, 80133 Naples, Italy https://orcid.org/0000-0002-9246-2696

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.111547

Palavras-chave:

Revisão. Dança. Desempenho físico-funcional. Promoção da saúde.

Resumo

A pesquisa tem como objetivo relatar a primeira revisão narrativa dos efeitos da Biodanza na saúde e no bem-estar. A revisão explora manuscritos em quatro idiomas (italiano, espanhol, português e inglês) e incluiu mais de 200 documentos. O protocolo foi avaliado de acordo com as mais recentes diretrizes SANRA e estatísticas Kappa. A pesquisa mostra que a maioria dos estudos teve abordagem descritiva (29,2%), seguida de ensaios de controle robusto (26,8%). Enquanto o restante incluía revisões narrativas e sistemáticas (19,5%), estudos-piloto (14,6%), etnográficos (7,3%) e diagnósticos (2,4%). A equipe de pesquisa concluiu que a Biodanza é uma intervenção inovadora para melhorar os resultados clínicos e sociopedagógicos em diferentes coortes (incluindo jardins de infância e com pacientes com doença senil crônica) e deve ser promovida para ensaios adicionais junto ou em comparação com intervenções alternativas (como Bodytasking).

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francesco Vincenzo Ferraro, Faculty of Health and Social Science, Bournemouth University, United Kingdom;

Dr Ferraro is currently working as Clinical Trial Manager and Researcher at Nuffield Health Hospital and at Bournemouth University. He received his BSc in Sports Science from the University of Rome Foro Italico, the MSc (Hons) in Sports Science for Prevention and Wellness from the University of Naples Parthenope and the Doctor of Philosophy from Bournemouth University with a thesis on the effects of inspiratory muscle training upon balance and functional mobility with older adults. 

Publicado

2021-12-26

Como Citar

FERRARO, F. V.; ARUTA, L.; AMBRA, F. I.; DISTASO, F. P.; IAVARONE, M. L. INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA PARA A SAÚDE: UMA REVISÃO NARRATIVA SISTEMÁTICA SOBRE A BIODANZA. Movimento, [S. l.], v. 27, p. e27069, 2021. DOI: 10.22456/1982-8918.111547. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/111547. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais