FORMAÇÃO PARA ATUAÇÃO COM O ESPORTE: CARACTERÍSTICAS BIBLIOMÉTRICAS E REDES DE COLABORAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.109936

Palavras-chave:

Esportes. Formação Profissional. Educação Física. Indicadores de Produção científica.

Resumo

O artigo objetiva analisar os autores e as redes de pesquisa que têm se dedicado, no âmbito da produção acadêmica internacional, a estudar a formação de profissionais para atuar com o esporte em contexto não escolar. De natureza quantiqualitativa e do tipo estado do conhecimento, fundamenta-se nos preceitos da análise crítico-documental e da bibliometria. Foram mapeados 64 artigos de 25 países diferentes. Existe um movimento, ainda tímido, indicando busca da internacionalização, com artigos publicados em outros países e redes colaborativas entre autores. Algumas características das colaborações se evidenciam por meio de publicação conjunta, ensino de disciplinas em outra instituição, promoção de eventos acadêmicos, acordos de colaboração institucional, realização de mestrado e doutorado sanduíche, orientação de pós-doutorado e diálogo com outras áreas do conhecimento.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jean Carlos Freitas Gama, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, ES

Mestre em Educação Fìsica pela Universidade Federal do Espírito Santo. Doutorando em Educação Física pelo Programa de Pós Graduação em Educação Física da mesma universidade. Membro pesqusiador do Instituto de Pesquisa em Educação e Educação Física (PROTEORIA).

Amarílio Ferreira Neto, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, ES

Doutor em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba. Professor titular do Departamento de Desportos da Universidade Federal do Espírito Santo. Pesquisador líder do Instituto de Pesquisa em Educação e Educação Física (PROTEORIA).

Wagner dos Santos, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, ES

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo. Professor Adjunto do Departamento de Ginástica da Universidade Federal do Espírito Santo. Pesquisador líder do Instituto de Pesquisa em Educação e Educação Física (PROTEORIA).

Publicado

2021-04-02

Como Citar

GAMA, J. C. F.; FERREIRA NETO, A.; SANTOS, W. dos. FORMAÇÃO PARA ATUAÇÃO COM O ESPORTE: CARACTERÍSTICAS BIBLIOMÉTRICAS E REDES DE COLABORAÇÃO. Movimento, [S. l.], v. 27, p. e27017, 2021. DOI: 10.22456/1982-8918.109936. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/109936. Acesso em: 17 ago. 2022.

Edição

Seção

Artigos Originais