AS RELAÇÕES NO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA PESQUISA A PARTIR DAS RELAÇÕES ESTABELECIDOS-OUTSIDERS DE NORBERT ELIAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.108936

Palavras-chave:

Capacitação de professores. Ensino. Educação Física. Relações interpessoais.

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi investigar como se estabelecem as relações entre os estagiários de Educação Física (outsiders) e os agentes da escola (estabelecidos), bem como identificar os impactos dessa conjuntura no desenvolvimento do estágio curricular supervisionado, a partir do referencial teórico das relações estabelecidos-outsiders de Norbert Elias. A pesquisa caracterizou-se como exploratória com enfoque qualitativo, contando com a participação de 61 pessoas vinculadas à realização do estágio (acadêmicos e professores). A pesquisa foi realizada utilizando a entrevista semiestruturada e o grupo focal como instrumentos, com a aplicação da técnica de análise de conteúdo para o tratamento dos resultados, com o auxílio do software de análise qualitativa NVivo 10. Os dados apontaram que na realidade investigada se tem uma fronteira de distanciamento entre os estagiários e os agentes da escola na realização do estágio curricular supervisionado, fato este que precisa urgentemente ser avaliado e superado, buscando fortalecer esse processo formativo.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Arestides Pereira da Silva Júnior, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, PR

Possui graduação em Educação Física (Licenciatura e Bacharelado), pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2003); Especialização em Atividade Física direcionada à Promoção da Saúde, pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2004); Mestrado em Educação Física, pela Universidade São Judas Tadeu (2007) e doutorado em Educação Física no Programa de Pós-graduação Associado UEM/UEL (2016). É professor efetivo da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE, coordenador do curso de Educação Física - Licenciatura, Campus Marechal Cândido Rondon. Atualmente, os seus estudos são voltados: Formação Profissional em Educação Física; Educação Física Escolar; e Políticas Públicas de Esporte.

Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira, Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Universidad Católica del Maule (UCM)

Graduado em Educação Física pela Universidade do Norte do Paraná (1979), mestrado em Ciência do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM - 1988), doutorado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP - 1999) e pós-doutorado em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS ? 2014). Atualmente é professor Associado nível C da Universidade Estadual de Maringá. Integrante do Programa de Pós-Graduação Associado UEM - UEL em Educação Física, com orientações em nível de mestrado e doutorado. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino e Metodologia da Pesquisa, atuando principalmente nos seguintes temas: formação profissional, currículo, atividade física e saúde, educação física escolar, atividade física e obesidade. Consultor Ad hoc do Ministério da Educação/SESu/INEP para comissões de avaliação institucional e de autorização e reconhecimento de cursos em educação física. Atuação como Consultor do Ministério do Esporte na Secretaria Nacional de Esporte, Lazer e Inclusão Social (SNELIS) como Coordenador Pedagógico Nacional dos Programas de Esporte Educacional.

Downloads

Publicado

2021-06-09

Como Citar

SILVA JÚNIOR, A. P. da; OLIVEIRA, A. A. B. de. AS RELAÇÕES NO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA PESQUISA A PARTIR DAS RELAÇÕES ESTABELECIDOS-OUTSIDERS DE NORBERT ELIAS. Movimento, [S. l.], v. 27, p. e27029, 2021. DOI: 10.22456/1982-8918.108936. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/108936. Acesso em: 30 nov. 2022.

Edição

Seção

Artigos Originais