CENÁRIOS, CONTEXTOS E PROTAGONISTAS DA DANÇA JAZZ EM RIO GRANDE/RS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.108628

Palavras-chave:

Dança. Biografia. Entrevista.

Resumo

Objetivamos reconhecer as condições históricas que permitiram a existência da dança jazz em Rio Grande/RS, personagens, trajetórias profissionais, influências e perspectivas para o cenário contemporâneo da dança. Para tanto, foram entrevistadas cinco profissionais da dança, responsáveis pela manutenção de espaços e de práticas da dança no referido município. A partir da análise das entrevistas chegamos às seguintes categorias: Quem são essas mulheres que dançam? — apresentação das entrevistadas centrais; A dança jazz chega a Rio Grande/RS — a conjuntura que possibilitou a emergência da dança jazz ; Entre elos e conflitos: potências da/na dança — após a emergência da dança jazz  as trajetórias e os olhares das bailarinas/professoras sobre a dança. Por fim, entendemos que a dança jazz  se configurou num movimento potente que atraiu público, bailarinos(as) e profissionais; projetou Rio Grande/RS a vivenciar grandes festivais e conquistas. Entretanto, são condições efêmeras, atravessadas pela ausência de investimentos de grande monta no cenário artístico-cultural.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Simone de Araujo Spotorno Marchand, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Rio Grande, RS,

ossui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas (2001) e Especialização em Dança pela PUC/RS (2003). Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Rio Grande. Membro do Grupo de Pesquisa em Educação Física e Educação - GPEFE/ UFPel e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Práticas Curriculares na Educação Física -GEPCEF - FURG. Tem experiência na área de Dança, educação, educação especial, coordenação em projetos e gestão escolar.

Denise Prado Costa, Prefeitura Municipal de Rio Grande. Rio Grande, RS

Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande (1990). Especialização em Dança/ PUC RS (2004). Professora concursada da rede pública e municipal de ensino, desde 1987/ Prefeitura Municipal de Rio Grande. Tem experiência na área da Dança e Educação. Integra o Grupo de Pesquisas GEPCEF na linha de pesquisas CORPOGRAFIAS. Projetos idealizados e desenvolvidos: * De 2003 à 2008= Dançar é Viver/CAIC FURG/Rio Grande RS * 2002= Dança Rio Grande/LIC Estadual/Sec, Estadual da Cultura/Rio Grande RS * 2006= O Quebra-Nozes, Um Olhar Contemporâneo/Lei Rouanet e Lic Estadual/Rio Grande RS * De 2011 à 2018= Projeto Rio Grande em Ação/Lei Rouanet/ Rio Grande RS * De 2017 à 2020= Dança Estudantes/ Rio Grande RS

Gabriel Baldez Furtado, Escola Técnica Estadual Getúlio Vargas. Rio Grande, RS

Possui ensino-medio-segundo-graupela Escola Técnica Estadual Getúlio Vargas(2011). Tem experiência na área de Artes.

Leila Cristiane Pinto Finoqueto, Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Rio Grande, RS

Formada em Educação Física (UFSM); Especialista em Ciência do Movimento Humano (UFSM); Mestre em Educação (UFSM). Doutora em Educação (UFPel); Professora Adjunta do curso de Educação Física lotada no Instituto de Educação (IE) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Coordenadora do Festival de Artes Corporais do Rio Grande e Seminário de Estudos e Pesquisas em Educação Física & Danças. Criadora e Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Práticas Curriculares na Educação Física (GEPCEF). Integra o Grupo de Estudos e Pesquisas ECCOS - Educação, Corpo, Cultura do movimento humano e Sociedade. Ingressou na FURG como docente em agosto de 2008, atuando principalmente nos seguintes temas: Danças; Educação Física Escolar; Currículo e Práticas Pedagógicas.

Priscila Fontes Gularte, Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Rio Grande, RS

Graduanda em Licenciatura em Educação Física na Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Integrante do Grupo de Pesquisa e Extensão em Educação Física e Danças (GEPEFDan-FURG). Têm experiência na área da Educação Física, atuando e investigando, principalmente, os temas: Danças, Danças Populares Brasileiras, Corpos e Carnaval.

Downloads

Publicado

2021-08-28

Como Citar

MARCHAND, S. de A. S.; COSTA, D. P.; FURTADO, G. B.; FINOQUETO, L. C. P.; GULARTE, P. F. CENÁRIOS, CONTEXTOS E PROTAGONISTAS DA DANÇA JAZZ EM RIO GRANDE/RS. Movimento, [S. l.], v. 27, p. e27044, 2021. DOI: 10.22456/1982-8918.108628. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/108628. Acesso em: 17 ago. 2022.

Edição

Seção

Artigos Originais