“SE PERDER E DER SHOW, VAI LUTAR DE NOVO!” MMA E O CONCEITO DE ESPORTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.108259

Palavras-chave:

Esportes. Violência. Institucionalização. Sociologia.

Resumo

A caracterização do esporte moderno elenca elementos que o distinguem de outras práticas corporais. As artes marciais mistas (MMA) são frequentemente compreendidas como uma modalidade esportivizada a partir de mudanças que visaram ao regramento e à diminuição da violência. Este estudo objetivou analisar o MMA a partir daquilo que o distingue dos outros esportes com base no conceito de esportivização proposto por Elias e Dunning. A metodologia, etnográfica, utilizou a observação participante em uma academia de MMA e em eventos de luta, da produção de diários de campo e de entrevistas. Três categorias empírico-analíticas foram construídas para análise de elementos do MMA (o “dono do evento”; o espetáculo acima da vitória; e a violência como espetáculo), as quais sugerem debates com as noções de vitória, institucionalização, pertencimento e violência. Indicou-se a importância de um alargamento do conceito de esporte para compreender o MMA.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flávio Py Mariante Neto, Universidade Luterana do Brasil - ULBRA.

Doutor e Mestre em Ciências do Movimento Humano (UFRGS), Licenciado em Educação Física (UFRGS). Professor Adjunto da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA).

Daniel Giordani Vasques, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS.

Doutor em Ciências do Movimento Humano (UFRGS), Licenciado e Mestre em Educação Física (UFSC). Professor do Departamento de Expressão e Movimento do Colégio de Aplicação da UFRGS.

Marco Paulo Stigger, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS.

Doutor em Ciências do Desporto (Universidade do Porto). Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano (PPGCMH) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS.

Publicado

2021-06-09

Como Citar

MARIANTE NETO, F. P.; VASQUES, D. G.; STIGGER, M. P. “SE PERDER E DER SHOW, VAI LUTAR DE NOVO!” MMA E O CONCEITO DE ESPORTE. Movimento, [S. l.], v. 27, p. e27030, 2021. DOI: 10.22456/1982-8918.108259. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/108259. Acesso em: 17 ago. 2022.

Edição

Seção

Artigos Originais