APRENDIZAGEM DO TREINADOR ESPORTIVO COMO UM PROCESSO DE PARTICIPAÇÃO SOCIAL: UMA PERSPECTIVA À PESQUISA CIENTÍFICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.105388

Palavras-chave:

Aprendizagem. Educação Física e Treinamento. Esportes. Teoria Social.

Resumo

O objetivo deste ensaio teórico foi apresentar a Teoria Social da Aprendizagem (TSA) e indicar como o quadro conceitual adjacente tem sido utilizado nas investigações sobre a aprendizagem e o desenvolvimento de treinadores esportivos. A TSA oferece um escopo analítico e instrumental amplo, com potencial para a compreensão e a promoção da aprendizagem do treinador. Os direcionamentos temáticos emergentes na agenda investigativa nesta área refletem a amplitude do quadro conceitual que constitui a TSA. As contribuições destes estudos contemplam a demanda de se utilizar matrizes teóricas que preservem a complexidade, a natureza social e o caráter contextual da aprendizagem dos treinadores.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vinicius Zeilmann Brasil, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (CEFID), Florianópolis, Santa Catarina.

Graduação em Educação Física pelo Centro de Ciências da Saúde e do Esporte da Universidade do Estado de Santa Catarina (2009), Mestrado em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (2015) e Doutorado em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (2019). Professor substituto na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), no Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (CEFID), nos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Educação Física. Pesquisador do Laboratório de Pedagogia do Esporte e da Educação Física (LAPEF-UDESC) e do Núcleo de Pesquisa em Pedagogia do Esporte (NUPPE-UFSC). Atua nas áreas de Formação Profissional e Pedagogia do Esporte, investigando os seguintes temas: Formação inicial em Educação Física; aprendizagem e formação profissional de treinadores esportivos; e métodos de ensino dos esportes; com ênfase nos esportes de aventura.

Publicado

2021-06-09

Como Citar

BRASIL, V. Z.; RAMOS, V.; BACKES, A. F.; RISTOW, L.; MILISTETD, M.; NASCIMENTO, J. V. do. APRENDIZAGEM DO TREINADOR ESPORTIVO COMO UM PROCESSO DE PARTICIPAÇÃO SOCIAL: UMA PERSPECTIVA À PESQUISA CIENTÍFICA. Movimento, [S. l.], v. 27, p. e27027, 2021. DOI: 10.22456/1982-8918.105388. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/105388. Acesso em: 17 ago. 2022.

Edição

Seção

Ensaios