VIVÊNCIAS E PRÁTICA PEDAGÓGICA DO BALÉ CLÁSSICO DE PROFESSORES DA CIDADE DO RECIFE/PE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.103649

Palavras-chave:

Dança. Educação. Capacitação dos professores.

Resumo

O objetivo do estudo foi compreender a formação específica de professores da cidade do Recife para o exercício docente em balé clássico e como as vivências desses profissionais, enquanto alunos ou bailarinos, influenciaram suas práticas pedagógicas. Foi realizado um estudo descritivo, exploratório e qualitativo, em que foram entrevistados 14 professores. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo e os resultados indicaram uma prática pedagógica baseada em distintas formas de conhecimento, além da importância de vivenciar no corpo o que se ensina e como isto repercute na atividade docente, resultando em reprodução e/ou transformação da experiência. Concluiu-se que a abordagem dos professores se baseou mais na prática que na teoria, através de suas vivências como alunos, embora o conhecimento científico tenha sido considerado importante subsídio para o ensino do balé clássico.

 

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Biografia do Autor

Viviane Maria Moraes de Oliveira, Centro Universitário Tabosa de Almeida (ASCES UNITA)

Departamento de Educação Física - Centro Universitário Tabosa de Almeida.

Centro de Artes e Comunicação - UFPE, Departamento de Dança

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Publicado

2021-12-26

Como Citar

LOPES, J. S.; OLIVEIRA, V. M. M. de; GUIMARÃES, M. C. A.; LIMA, L. S. de. VIVÊNCIAS E PRÁTICA PEDAGÓGICA DO BALÉ CLÁSSICO DE PROFESSORES DA CIDADE DO RECIFE/PE. Movimento, [S. l.], v. 27, p. e27068, 2021. DOI: 10.22456/1982-8918.103649. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/103649. Acesso em: 17 ago. 2022.

Edição

Seção

Artigos Originais