DANÇA EDUCATIVA PARA CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA FÍSICA: REPERCUSSÕES DE UM PROGRAMA DE ENSINO

Autores

  • Patricia Rossi-Andrion UFSCar/Doutorado em Educação Especial - PPGEEs http://orcid.org/0000-0001-8480-5866
  • Mey de Abreu van Munster UFSCar/ Docente no Departamento de Educação Física e Motricidade Humana - DEFMH e no Programa de Pós-Graduação em Educação Especial - PPGEEs http://orcid.org/0000-0003-2943-5967

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.102748

Palavras-chave:

Dança. Criança. Pessoas com deficiência. Educação Especial.

Resumo

Este estudo teve como objetivos: analisar o envolvimento dos participantes com deficiência física em determinados elementos (rolamentos e deslocamentos pelo espaço envolvendo os níveis, as direções e os fatores de movimento) de um programa de dança educativa; e verificar em quais aspectos analisados pela escala de avaliação em dança educativa a intervenção promoveu maior ou menor influência. Trata-se de uma pesquisa de campo do tipo estudo de avaliação de programa. Participaram quatro crianças com deficiência física. Os instrumentos de coleta de dados foram: diário de campo e Instrumento de Acompanhamento da Aprendizagem em Dança Educativa. A análise dos dados foi realizada de forma quali-quantitativa (estatística descritiva). Observou-se que as habilidades e os elementos que indicaram ganhos expressivos foram: lateralidade, ritmo de movimentos, exploração de direções (frente, lado e trás) e dos níveis de espaço (baixo, médio e alto), compreensão e realização dos fatores de movimento “fluência”, “peso”, “tempo” e “espaço”. 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patricia Rossi-Andrion, UFSCar/Doutorado em Educação Especial - PPGEEs

Educação Física Adaptada

Educação Especial

Mey de Abreu van Munster, UFSCar/ Docente no Departamento de Educação Física e Motricidade Humana - DEFMH e no Programa de Pós-Graduação em Educação Especial - PPGEEs

Docente do Departamento de Educação Física e Motricidade Humana - DEFMH e no Programa de Pós-Graduação em Educação Especial - PPGEEs da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar.

Downloads

Publicado

2021-04-02

Como Citar

ROSSI-ANDRION, P.; MUNSTER, M. de A. van. DANÇA EDUCATIVA PARA CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA FÍSICA: REPERCUSSÕES DE UM PROGRAMA DE ENSINO. Movimento, [S. l.], v. 27, p. e27020, 2021. DOI: 10.22456/1982-8918.102748. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/102748. Acesso em: 17 ago. 2022.

Edição

Seção

Artigos Originais