PEDAGOGIA DO ESPORTE E O REFERENCIAL SOCIOEDUCATIVO: DIÁLOGOS ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA

Autores

  • Artur Goulart Berger Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança, Porto Alegre, RS https://orcid.org/0000-0003-3691-6873
  • Guy Ginciene Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança, Porto Alegre, RS https://orcid.org/0000-0001-9709-4223
  • Thiago José Leonardi Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança, Porto Alegre, RS, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-3843-2648

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.102084

Palavras-chave:

Esportes juvenis. Educação. Valores sociais. Habilidades Para a Vida.

Resumo

O caráter pedagógico das práticas esportivas tem sido motivo de diversos estudos no contexto da Pedagogia do Esporte, na qual os conteúdos socioeducativos começam a ganhar destaque. A fim de contribuir para a aproximação entre a teoria e a prática, este estudo foi realizado com o objetivo de investigar como professores de projetos socioesportivos desenvolvem os conteúdos socioeducativos. Dois projetos socioesportivos foram a fonte para responder essa questão. Esta pesquisa é caracterizada como de campo, transversal, qualitativa, na qual se utilizaram como técnicas de pesquisa a análise documental, a entrevista semiestruturada e a observação não participante. Os resultados apresentam o diálogo como o método mais utilizado pelos professores no desenvolvimento de questões socioeducativas, enquanto as atividades esportivas não tiveram esse enfoque intencional. Portanto, sugere-se a produção de estudos aplicados que objetivem uma melhor e maior aproximação entre a teoria e a prática no desenvolvimento dos conteúdos socioeducativos.

 

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Artur Goulart Berger, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança, Porto Alegre, RS

Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano da Universidade Federal do Rio Grnde do Sul. Graduação em Educação Física.

Guy Ginciene, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança, Porto Alegre, RS

Professor Adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança.

Thiago José Leonardi, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança, Porto Alegre, RS, Brasil.

Professor Adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança.

Downloads

Publicado

2020-08-20

Como Citar

BERGER, A. G.; GINCIENE, G.; LEONARDI, T. J. PEDAGOGIA DO ESPORTE E O REFERENCIAL SOCIOEDUCATIVO: DIÁLOGOS ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA. Movimento, [S. l.], v. 26, p. e26063, 2020. DOI: 10.22456/1982-8918.102084. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/102084. Acesso em: 27 nov. 2022.

Edição

Seção

Artigos Originais