ESPORTE E LAZER NO PLANO INDIVIDUAL DE ATENDIMENTO DE ADOLESCENTES EM CUMPRIMENTO DE MEDIDA SOCIOEDUCATIVA DE INTERNAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.101588

Palavras-chave:

Adolescente. Esportes. Atividades de Lazer. Vulnerabilidade Social.

Resumo

Esta pesquisa documental tem por objetivo compreender o acesso ao esporte e lazer na trajetória de adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de internação no estado de Mato Grosso. Foram analisados 36 Planos Individuais de Atendimento (PIA) de sete Centros de Atendimento Socioeducativo, elaborados entre os anos de 2017-2018 e disponibilizados pela Gestão Estadual do Sistema para Infância e Adolescência – SIPIA/SINASE/MT. Os dados relacionados aos eixos esporte e lazer foram analisados através da análise de conteúdo. O perfil dos adolescentes retrata os problemas socioeconômicos e de vulnerabilidade social presentes na contemporaneidade. A partir das categorias de análise observou-se a restrita oferta dessas políticas de atendimento na trajetória dos adolescentes. Conclui-se que o cumprimento da medida socioeducativa de internação propiciou maior acesso aos espaços, equipamentos e conteúdos de esporte e lazer aos adolescentes, se comparado com suas vivências anteriores à aplicação da medida.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ueliton Peres de Oliveira, Universidade Federal de Mato Grosso.Cuiabá, MT

Mestrando no Programa de Pós -Graduação em Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso, Especialista em Educação Física Escolar pela Faculdade do Noroeste de Minas - FINOM, Licenciado em Educação Física pela Universidade Estadual de Goiás - UEG

Willian Lazaretti Conceição, Universidade Federal do Pará. Instituto de Ciências da Educação. Belém, PA

Graduação em Licenciatura Plena em Educação Física. Especialização em Educação Física Escolar. Mestrado em Educação. UFSCAR. Doutorado em Educação na UNICAMP. Doutorado em Ciências da educação.
Universidade Nova de Lisboa, UNL, Portugal.

José Tarcísio Grunnenvaldt, Universidade Federal de Mato Grosso. Cuiabá, MT. Brasil

Graduado em Educação Física pela Universidade de Passo Fundo (1985). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (1997). Doutor em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005). Pós-doutor em Educação Física - Universidade Federal de Santa Catarina (2012). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Tem experiência na área de Educação e Educação Física com ênfase em História da Educação, Educação Física e esporte. Coordena projetos de pesquisa com os seguintes temas: educação física escolar, esporte, instituições educativas, ensino militar, processo civilizador e envelhecimento humano.

Raul Angel Carlos Olivera, Universidade do Estado de Mato Grosso.Sinop, MT, Brasil

 Professor em Economia. Universidade do Estado de Mato Grosso: Sinop, MT, BR. Pós-doutor em economia.  Doutor em  Educação

Riller Silva Reverdito, Universidade do Estado de Mato Grosso. Faculdade de Ciências da Saúde, Cáceres, MT, Brasil.

Doutor em Educação Física, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP); Docente da Faculdade de Ciências da Saúde (FACIS), Campus Cáceres, Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT); Docente do Programa de Pós-graduação em Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Downloads

Publicado

2020-07-20

Como Citar

OLIVEIRA, U. P. de; CONCEIÇÃO, W. L.; GRUNNENVALDT, J. T.; OLIVERA, R. A. C.; REVERDITO, R. S. ESPORTE E LAZER NO PLANO INDIVIDUAL DE ATENDIMENTO DE ADOLESCENTES EM CUMPRIMENTO DE MEDIDA SOCIOEDUCATIVA DE INTERNAÇÃO. Movimento, [S. l.], v. 26, p. e26054, 2020. DOI: 10.22456/1982-8918.101588. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/101588. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais