O desenvolvimento do jogo Insekt GO e suas relações com o Pokémon GO e o ensino de Biologia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.79613

Palavras-chave:

Ensino de Biologia. Evolução. Biodiversidade. Tecnologias Digitais. Pokémon GO.

Resumo

Verifica-se hoje uma forte tendência a utilizar as tecnologias digitais como subsídios nos processos de aprendizagens, visto a inserção e popularização destas tecnologias e o consumo de mídias digitais no nosso cotidiano. Assim, o desenvolvimento de jogos digitais voltados para a Educação vem construindo caminhos como estratégias de ensino. Especificamente o ensino de Biologia está atrelado a conceitos e fenômenos muitas vezes de difícil compreensão. Esta pesquisa busca diminuir estas dificuldades, propondo um jogo similar ao Pokémon GO, o Insekt GO, o qual pretende problematizar sobre a teoria da Evolução, desenvolvida equivocadamente pela franquia Pokémon, bem como outros aspectos ligados ao ensino de Biologia.

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Biografia do Autor

Leticia Azambuja Lopes, Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), Canoas, RS.

Graduada em Ciências Biológicas, pela Universidade da Região da Campanha (URCAMP), mestrado em Zoologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e doutorado em Ciências - Área: Entomologia pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente sou Professora Colaboradora, bolsista PNPD/CAPES no Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), atuando em curso de pós-graduação (mestrado e doutorado), finalizando o pós doutoramento. Possuo experiência na linha de pesquisa em Tecnologias da Informação e Comunicação em Ciências, tratando das temáticas inclusão digital e elaboração de metodologias diferenciadas na Educação em Ciências.

Paulo Tadeu Campos Lopes, Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), Canoas, RS

Possui graduação em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, mestrado em Microbiologia Agrícola e do Ambiente e doutorado em Fitotecnia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É professor da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), atuando em cursos de graduação e de pós-graduação stricto sensu. Tem experiência na área de Morfologia, com ênfase em Anatomia Humana, e em Ensino de Ciências, com ênfase em Avaliação da Aprendizagem e Tecnologias de Informação e Comunicação. É líder do Grupo de Pesquisa Tecnologias Digitais no Ensino de Ciências, vinculado ao Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática da ULBRA, que tem como objetivos desenvolver estratégias de ensino e aprendizagem em Ciências através de tecnologias digitais e a formação de sujeitos nessas tecnologias. É coordenador do Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos da ULBRA.

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Publicado

2017-12-31

Como Citar

LOPES, L. A.; LOPES, P. T. C. O desenvolvimento do jogo Insekt GO e suas relações com o Pokémon GO e o ensino de Biologia. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 20, n. 3 set/dez, 2017. DOI: 10.22456/1982-1654.79613. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/79613. Acesso em: 29 mar. 2024.