GamAPI - Uma API para Gamificação

Autores

  • José Luiz Vilas Boas Universidade Estadual de Londrina(UEL) http://orcid.org/0000-0001-8022-6832
  • Murilo Augusto Lopes Teixeira Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Eduardo Filgueiras Damaceno Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
  • Jacques Duílio Brancher Universidade Estadual de Londrina (UEL)

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.69917

Palavras-chave:

Gamificação. Gamificação no Ensino. Engajamento

Resumo

A Gamificação baseia-se na inserção elementos de jogo em um ambiente fora do seu escopo, com o objetivo de melhorar o engajamento e comprometimento de um indivíduo para a realização de uma tarefa. Para alcançar tal objetivo, a Gamificação trabalha com conceitos como: premiações; medalhas ou emblemas; progressão e um sistema de ranking. O objetivo deste trabalho é a criação de uma API que proporcione uma opção para implementar os conceitos e os mecanismos de gerenciamento de Gamificação, sem a necessidade de se ter uma estrutura própria e que conduza o aluno a uma experiência prazerosa na educação. Os resultados obtidos apontaram que, a API auxiliou no aumento da motivação dos alunos e os conduziu a este estado de imersão, contribuindo para o processo educacional.

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Biografia do Autor

José Luiz Vilas Boas, Universidade Estadual de Londrina(UEL)

Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Londrina; Especialização em Tecnologia Java pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Cornélio Procópio; Formação Pedagógica pela Universidade Estadual de Londrina; Graduação em Processamento de Dados pela Faculdade de Tecnologia de Ourinhos (2003); Atualmente é professor do Quadro Própio Do Magistério do Paraná, classe 97 - Nível II, Lotado no Colégio Estadual André Seugling. Tem experiência em Desenvolvimento de Sistemas Web e Desktop.

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Publicado

2017-04-19

Como Citar

VILAS BOAS, J. L.; TEIXEIRA, M. A. L.; DAMACENO, E. F.; DUÍLIO BRANCHER, J. GamAPI - Uma API para Gamificação. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 20, n. 1 jan/abr, 2017. DOI: 10.22456/1982-1654.69917. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/69917. Acesso em: 19 abr. 2024.