LEVANTAMENTO DOS TEMAS TIC E EAD NOS PERIÓDICOS QUALIS
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-1654.62116Palavras-chave:
Pesquisa de Levantamento, Tecnologias da Informação e da Comunicação, Educação a Distância.Resumo
Nessa pesquisa foi realizado um levantamento dos estudos que discutem a temática das TIC na Educação e da EaD. Trata-se de estudo quantitativo realizado a partir dos periódicos submetidos à metodologia Qualis da CAPES, cadastrados nas áreas de Educação e Ensino e avaliados com estrados A1, A2, B1, B2, B3, B4, B5 e C. Neste levantamento foram analisadas 174 revistas. Nelas foram consultados 5.983 unidades de periódicos e como resultados foram levantados 5.613 artigos que discutem EaD ou TIC na Educação. Verificou-se que no período entre 1982 e 2000 o número de estudos, acerca dos temas desse levantamento, teve um crescimento muito tímido e pouco expressivo. Após o ano de 2000 o número de artigos publicados em periódicos Qualis e que enfocavam os temas TIC na Educação e EaD cresçe uma progressão tal que quase dobra a cada ano. Trata-se de uma área de pesquisa em vertiginoso crescimento.Downloads
Referências
CAPES. Documento de Avaliação de Área – Ensino. Avaliação trienal 2013. 2013a.
___. Documento de Avaliação de Área – Educação. Avaliação trienal 2013. 2013b.
FOWLER JUNIOR, Floyd, J. Pesquisa de levantamento. 4ª ed. Porto Alegre: Penso, 2011.
GALVAO, Maria Cristiane Barbosa. O levantamento bibliográfico e a pesquisa científica. FRANCO, Laércio Joel; PASSOS, Afonso Dinis Costa. (Orgs.). Fundamentos de epidemiologia. 2ed. São Paulo: Manole, 2010, p. 377 - 398. Disponível em: http://www2.eerp.usp.br/Nepien/DisponibilizarArquivos/Levantamento_bibliografico_CristianeGalv.pdf Acesso em 5 mai 2015
ROCHA-E-SILVA, Maurício. Carta Aberta ao Presidente da Capes: o novo Qualis, que não tem nada a ver com ciência do Brasil. Pró-Fono R. Atual. Cient. vol.21 no.4 Barueri oct./dic. 2009. Disponível em: http://www.scielo.br/readcube/epdf.php?doi=10.1590/S0104-56872009000400002&pid=S0104-56872009000400002&pdf_path=pfono/v21n4/02.pdf Acesso em 2 mai 2015
___. O novo Qualis, ou a tragédia anunciada. Clinics v.64 n.1 São Paulo jan. 2009a. Disponóvel em: http://www.scielo.br/readcube/epdf.php?doi=10.1590/S1807-59322009000100001&pid=S1807-59322009000100001&pdf_path=clin/v64n1/a01v64n1.pdf Acesso em 2 mai 2015.
SILVA, Ivanderson Pereira da; MERCADO, Luis Paulo L. Levantamento dos temas TIC e EAD na biblioteca virtual Educ@. Cadernos de Pesquisa, v.45 n.158 p.970-988 out./dez. 2015. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/cp/v45n158/1980-5314-cp-45-158-00970.pdf Acesso em 8 fev 2016.
THOMAZ, Petronio Generoso; ASSAD, Renato Samy; MOREIRA, Luiz Felipe P. Uso do Fator de Impacto e do Índice H para Avaliar Pesquisadores e Publicações. Arq Bras Cardiol 2011; 96(2): 90-93. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/abc/v96n2/v96n2a01.pdf Acesso em 2 mai 2015.