ESTUDO SOBRE PRÁTICAS EM EDUCAÇÃO MUSICAL INTERATIVA (EMI) APLICADAAO ENSINO EM REDE

Autores

  • JAIR DOS SANTOS GONÇALVES Universidade Federal de Santa Maria - RS
  • Andreia Machado de Oliveira Universidade Federal de Santa Maria - RS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.62075

Palavras-chave:

Música Visual, Educação Musical Interativa, Tecnologias Educacionais em Rede

Resumo

Este artigo trata de uma pesquisa de Mestrado. Este estudo visa refletir sobre objetos técnicos, estéticos e interativos e as possibilidades de interdisciplinaridade para a área de Educação Musical, dentro de perspectivas da arte contemporânea e das Tecnologias Educacionais em Rede. Com caráter empírico/qualitativo, almeja somar esforços interdisciplinares com pesquisas do campo da Educação em Rede, bem como pensar na formação educativo-musical através da utilização de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), da Performance Musical, da Composição e de outras áreas do campo da Arte. Como atividade prática, a pesquisa buscará compreender as poéticas e narrativas sonoras por meio de atividades de interpretação sonoro-musical de performances visuais e corporais, utilizando-se do recurso da Música Visual. O produto final será a produção de uma composição, de estilo improvisatório livre, por uma orquestra estudantil, de uma escola de uma cidade do estado do Rio Grande do Sul.

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Biografia do Autor

JAIR DOS SANTOS GONÇALVES, Universidade Federal de Santa Maria - RS

Graduado em Música pela Universidade Federal de Santa Maria/UFSM (2012). É especialista em TIC(Tecnologias da Informação e Comunicação) Aplicadas à Educação - UFSM (2014) - Área de Concentração Educação. É mestrando do Programa de Pós Graduação em MESTRADO PROFISSIONAL EM TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS EM REDE - UFSM. Foi bolsista de iniciação científica FIPE/UFSM desenvolvendo ações de ensino, pesquisa e extensão, atuando na perspectiva das narrativas de si, história oral, sociologia da educação, sociologia da música, sociologia da educação musical e teorias do cotidiano. Integra Grupo de Pesquisa Auto-Narrativas em Práticas Musicais desde 2008. Sócio da Associação Brasileira de Educação Musical/ABEM (2008). Integra o Grupo de pesquisa gpc-InterArtec (Grupo de Pesquisa e Criação em Interatividade, Arte e Tecnologia), atuando em pesquisas com 1 - Arte e Tecnologia; 2 - Imagem, Interdisciplinaridade e Interatividade; 3 - TIC e e-Learning. Atua na área de Educação Musical, onde é professor de música multi-Instrumentista, lecionando Cordas, Metais, Percussão,Teclas e Regência de Bandas de Música Escolares. Desenvolve trabalhos na área de criação, composição, produção cultural, musical, e audiovisual. Atua como escritor e colunista do Portal Ijuhy.com e Jornal O REPÓRTER de Ijuí Rs. Atualmente é Professor de Música vinculado à Secretaria Municipal de Educação de Ijui/RS.

Andreia Machado de Oliveira, Universidade Federal de Santa Maria - RS

Doutorado em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS - Brasil e pela Université de Montreal/UdM - Canadá, Mestre em Psicologia Social e Institucional pela UFRGS e Graduada em Bacharelado e Licenciatura em Artes Visuais pela UFRGS. Idealizadora e coordenadora do LabInter (Laboratório Interdisciplinar Interativo) - UFSM, líder do gpc.InterArtec/Cnpq, desde 2012, e membro dos grupos de pesquisa: MediaLab - UFG; SenseLab research-creation group - Concordia University, Canadá; Arte e Tecnologia - UFSM. Artista multimídia e pesquisadora com experiência nas áreas de arte e tecnologia, subjetivação contemporânea, sistemas interativos, tecnologias criativas; bem como em produção de projetos culturais e educacionais. Seus projetos de pesquisa e extensāo contam com o apoio das agências de fomento CNPq, CAPES, FAPERGS, bem como MEC, MinC e RNP. Sua produçāo tem sido publicada em livros, anais e revistas acadêmicas indexadas, e apresentada em eventos nacionais e internacionais: ISEA Dubai 2015, ISEA Sydney 2014, ISEA Istambu 2012; ARTECH 2012, 2010, 2008 - Portugal; ANPAP 2007 a 2015; entre outros. Atualmente é professora Adjunta III do Departamento de Artes Visuais, do Programa de Pós-graduação em Artes Visuais no Centro de Artes e Letras e do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede no Centro de Educação. Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Artes Visuais no Centro de Artes e Letras /UFSM (2015-atual) e coordenadora do Curso de Especializaçāo TIC aplicadas à Educaçāo do Centro de Artes e Letras (2011 a 2014). Membro do Colegiado de Arte Digital/MinC (2012 a 2014). Membro da Diretoria da Associação Nacional dos Pesquisadores de Artes Plásticas/ANPAP (2015 a 2016)

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Publicado

2017-04-19

Como Citar

GONÇALVES, J. D. S.; DE OLIVEIRA, A. M. ESTUDO SOBRE PRÁTICAS EM EDUCAÇÃO MUSICAL INTERATIVA (EMI) APLICADAAO ENSINO EM REDE. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 19, n. 3 set/dez, 2017. DOI: 10.22456/1982-1654.62075. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/62075. Acesso em: 28 mar. 2024.