Cena e Computadores: fricções para uma pedagogia do teatro expandido

Autores

  • Fernanda Areias Oliveira Universidade Federal do Maranhão
  • Juan Carlos Castro Concordia University

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.58362

Palavras-chave:

Informática na Educação. Arte e Tecnologia. Pedagogia do Teatro

Resumo

A nova perspectiva na arte contemporânea apresenta objetos artísticos que se utilizam do computador ou de máquinas analógicas para propor diferentes formas de apreciação. No teatro, observamos uma forte tendência no uso da tecnologia do vídeo em cenários, projeções em corpos e performances interativas. Com uma perspectiva diferente, na pedagogia do teatro ainda trabalhamos com um forte vinculo à cena clássica, baseando sua estruturação em jogos teatrais. Este artigo pretende discutir o atual estado do teatro e tecnologia nas aulas de teatro do Brasil. Nossa questão central é baseada a articulação entre a tendência em arte contemporânea e as reais possibilidades em nossas aulas de teatro. Para nosso suporte teórico, nos articularemos as ideias de Philip Auslander , e sua atenção sobre o novo espectador imerso no contexto da mídia digital, Michael Anderson e as atuais circunstâncias das tecnologias nas aulas de teatro, em diálogo com o pesquisadores da arte educação brasileiros. Palavras chave: Pedagogia do Teatro, Arte Educação e Formação de Professores.

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Publicado

2016-06-02

Como Citar

OLIVEIRA, F. A.; CASTRO, J. C. Cena e Computadores: fricções para uma pedagogia do teatro expandido. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 19, n. 1, 2016. DOI: 10.22456/1982-1654.58362. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/58362. Acesso em: 29 mar. 2024.