O chat como dispostivo do aprender como acontecimento

Autores

  • Tânia Gomes Bischoff UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
  • Tania Galli Fonseca UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL -
  • Margarete Axt UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.56212

Palavras-chave:

Aprendizagem. Chat. Dialogismo. Acontecimento. Educação à distância.

Resumo

O artigo aborda o aprender como acontecimento em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) a partir de um chat realizado entre uma tutora e duas alunas surdas de um curso na modalidade de Educação a Distância em Tecnologias Assistivas. Tendo como intercessores Bakhtin e Deleuze, o estudo analisa quando e de que forma se evidencia o aprender como acontecimento, ou seja, o aprender da ordem da criação, da invenção, da diferença nos modos de aprender dos sujeitos, nela implicados. O estudo faz uso do método cartográfico, para mapear outras vicissitudes do aprender no chat. O problema, aprender como acontecimento, é uma questão permanentemente colocada em análise, não se esgotando, mas incentivando o leitor a compreender os ambientes digitais de aprendizagem não só por sua ordem prescritiva e recognitiva, mas sim como incessante desvio de criação e produção de modos de aprender.

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Biografia do Autor

Tânia Gomes Bischoff, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Informática em Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Tania Galli Fonseca, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL -

Professora Doutora dos Programas de Pós- Graduação em Informática em Educação e de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional na Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Margarete Axt, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL

Professora Doutora nos Programa de Pós- Graduação em Informática em Educação e de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul

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Publicado

2016-01-16

Como Citar

BISCHOFF, T. G.; FONSECA, T. G.; AXT, M. O chat como dispostivo do aprender como acontecimento. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 18, n. 2, 2016. DOI: 10.22456/1982-1654.56212. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/56212. Acesso em: 28 mar. 2024.