Financiamento Coletivo: problematizando empreendedorismo, inovação e mecanismos de visibilização

Autores

  • Bruna Gazzi Costa Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Fabiane Langon Lorenzi Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Inês Hennigen Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.48927

Palavras-chave:

Financiamento coletivo, Sujeito empreendedor, Inovação, Visibilidade, Consumo

Resumo

Este artigo aborda a prática de financiamento coletivo – sistema no qual idealizadores de projetos expõem suas propostas em sites específicos buscando contribuições financeiras para viabilizá-los –, problematizando sua articulação com a lógica capitalista neoliberal. Concepções de Michel Foucault acerca das relações de saber-poder e sobre o neoliberalismo são utilizadas para embasar as reflexões. Focalizamos três aspectos, que de modo inter-relacionado, atravessam essa prática, engendrando modos de ser, conhecer e fazer: a convocação ao empreendedorismo, o incitamento à inovação e os mecanismos de visibilização. Trazemos excertos de textos presentes no site Catarse para discutir, entre outras questões, as relações e tensões entre capital humano e redes sociais na internet, consumo, mercantilização e participação cidadã, aberturas e contradições que esse sistema coloca em jogo.

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Biografia do Autor

Bruna Gazzi Costa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Psicóloga formada pela UFRGS e Mestre em Psicologia Social e Institucional UFRGS. Pesquisa sobre modos de subjetivação relacionados ao consumo e à colaboração na atualidade.

Fabiane Langon Lorenzi, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Psicóloga formada pela UFRGS e Mestre em Psicologia Social e Institucional UFRGS. Pesquisa sobre a produção do sujeito empreendedor como "o" modo de vida contemporâneo, engendrado em meio às demandas da lógica política-econômica vigente.

Inês Hennigen, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Social e Institucional e do PPG em Psicologia Social e Institucional UFRGS. Se dedica ao estudo, pesquisa e intervenção às questões relacionadas aos modos de subjetivação, mídia e tecnologias, educação, relações de consumo, cidadania e (super)endividamento.

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Publicado

2015-07-29

Como Citar

COSTA, B. G.; LORENZI, F. L.; HENNIGEN, I. Financiamento Coletivo: problematizando empreendedorismo, inovação e mecanismos de visibilização. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 18, n. 1, 2015. DOI: 10.22456/1982-1654.48927. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/48927. Acesso em: 29 mar. 2024.