A linguagem dos Bioblogs: contribuições da linguística para o ensino e aprendizagem de Biologia
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-1654.46218Palavras-chave:
blog, ensino de biologiaResumo
A pesquisa objetivou pensar como se configuram os aspectos linguísticos utilizados em blogs de biologia, os sentidos neles veiculados, seus públicos-alvo e a autoria dos sítios. Pensamos ser essa reflexão importante para entender como se dá o processo de ensino-aprendizagem de biologia fora das instituições de ensino formais, visto que o processo de criação e circulação dos blogs é inteiramente mediado pela linguagem, e cada vez mais ocorre fora das salas de aula, especialmente na internet. Utilizando uma análise textual baseada no Paradigma Indiciário, o trabalho visou a compreender como ocorre a transmissão de conhecimentos nesses blogs, que vêm assumindo um espaço cada vez maior na internet. Foi constatado que os blogs se utilizam de diferentes recursos linguísticos com o intuito de promover um ensino diferenciado, que evidencia a importância desses espaços virtuais como ferramentas de aprendizagem para alunos que vivem em um mundo cada vez mais informatizado.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2014-12-28
Como Citar
CARON, M. F.; SALLES, L. F. P. P. S. A linguagem dos Bioblogs: contribuições da linguística para o ensino e aprendizagem de Biologia. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 17, n. 2, 2014. DOI: 10.22456/1982-1654.46218. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/46218. Acesso em: 29 mar. 2024.
Edição
Seção
Artigos