Ensinar e aprender Física com auxílio dos recursos das TIC: enfoque na aprendizagem significativa
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-1654.38473Palavras-chave:
Tecnologias, Objetos de aprendizagemResumo
Este estudo traz reflexões acerca do uso das simulações e animações em uma perspectiva de intervenção didática no ensino de Física. Utilizamos a abordagem da pesquisa qualitativa e instrumentos de coleta de dados o questionário e a entrevista. As análises e interpretações dos dados foram elaboradas à luz da Teoria da Aprendizagem Significativa. Foi possível perceber nesta pesquisa a importância do incentivo a participação dos estudantes através da valorização pelo professor da promoção da dialogicidade através do uso de mapas conceituais. A análise permitiu compreender também que as enunciações dos estudantes a respeito do conteúdo, auxiliadas pelos recursos da tecnologia, revelaram ser concepções subjetivas incorporadas em sua estrutura cognitiva, emergindo e persistindo em uma linguagem de senso comum que relutantemente prevalece em detrimento ao contexto da linguagem científica.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2014-06-30
Como Citar
DANTAS, C. S.; GERMANO, M. G.; MOITA, F. G.; LUNA, E. M. Ensinar e aprender Física com auxílio dos recursos das TIC: enfoque na aprendizagem significativa. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 17, n. 1, 2014. DOI: 10.22456/1982-1654.38473. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/38473. Acesso em: 19 abr. 2024.
Edição
Seção
Artigos